Política

Lula diz a autoridades no G7 que nunca foi “esquerdista”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (17) que nunca foi “esquerdista”. A fala ocorreu em meio a uma conversa informal com lideranças em Paris, durante a reunião do G7, o grupo com as sete nações mais ricas do mundo.

 

O chefe do Executivo foi convidado para participar do encontro pelo líder do evento, o presidente francês Emmanuel Macron. Durante o G7, o brasileiro pôde discursar e fazer reuniões bilaterais com outras lideranças, como a presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen.

 

Lula falava com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, e com Kristalina Georgieva, diretora-geral do FMI (Fundo Monetário Internacional), sobre a democracia brasileira e o processo eleitoral no país, elogiando as urnas eletrônicas.

 

Ao comentar a manutenção por mais tempo de governos republicanos nos Estados Unidos e dos conservadores na França, Lula foi questionado por Kristalina sobre ele se apresentar como esquerdista quando eleito em seu primeiro mandato em 2002, recebendo a negativa do presidente.

 

“Mas eu nunca fui esquerdista. Eu era um dirigente sindical que tinha uma belíssima relação com o sindicalismo alemão, tinha uma relação boa com o sindicalismo italiano. Tinha uma relação com a UGT, da Espanha”, afirmou.

 

Na sequência, o presidente afirmou que, na década de 1980, foi convidado para visitar a Rússia (à época União Soviética), mas que não poderia ir a Moscou por ser considerado “anticomunista”.

 

Texto e foto: reprodução/CNN Brasil, com edição NH Notícias

Comentários