Política

Primeiro-ministro do Reino Unido anuncia que irá renunciar

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22) que renunciará ao cargo, e um novo líder deverá assumir o cargo até o retorno do parlamento em setembro.

 

Starmer disse que conversou com o rei Charles nesta manhã e que deseja uma transição de poder tranquila. Também afirmou que as indicações de nomes para seu substituto devem começar no dia 9 de julho.

 

“Permanecerei no cargo até o término da disputa e farei tudo o que estiver ao meu alcance para garantir uma transição de poder ordenada. Darei total apoio ao meu sucessor”, declarou.

 

O primeiro-ministro britânico vinha sofrendo pressão para deixar a liderança do seu partido, o Trabalhista, há meses.

 

No sábado (20), o jornal inglês “The Observer” já havia adiantado que Starmer iria renunciar após chegar à conclusão de que sua posição não é mais sustentável depois de conversar com ministros do gabinete, assessores, doadores e líderes sindicais.

 

Com a saída de Starmer do poder, o Reino Unido terá seu sétimo chefe de governo em dez anos.

 

O premiê também comunicou à imprensa que pedirá ao comitê executivo nacional do partido que estabeleça um cronograma para a escolha de um novo líder.

 

Texto e foto: reprodução/g1, com edição NH Notícias

Comentários