Cotidiano

Vestibular de Inverno da UEM tem menor índice de ausentes dos últimos 16 anos

Man browsing job opportunities online using job search in computer application, unemployed man looking for new vacancies on website page on laptop screen.

Do total de 9.832 inscritos no Vestibular de Inverno 2025 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), 9.045 compareceram para a prova neste domingo (13). De acordo com a Comissão do Vestibular Unificado (CVU), o índice de abstenção foi o menor já registrado desde 2009, de apenas 8%. Os candidatos concorrem a 936 vagas distribuídas em mais de 70 cursos de graduação.

 

A prova foi aplicada em Maringá e outras dez cidades paranaenses – Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Umuarama, Ponta Grossa e Curitiba. Os candidatos responderam a 50 questões objetivas, no estilo somatória, além de uma redação. O gênero textual cobrado foi Artigo de Opinião e o tema foi: “A necessidade ou não de regulamentação das redes sociais para proteger crianças e adolescentes dos desafios na internet”.

 

De acordo com a coordenadora da CVU, Márcia Brito, a aplicação da prova transcorreu normalmente. “O processo seletivo foi muito tranquilo. Não tivemos nenhuma intercorrência. O atendimento a todos os candidatos ocorreu da melhor forma possível e o destaque foi o número de ausentes, o mais baixo dos últimos 16 anos”, disse.

 

As provas e os gabaritos provisórios já foram disponibilizados e podem ser consultados no site da CVU. O gabarito definitivo será publicado no dia 25 de julho. Já o resultado final do Vestibular de Inverno 2025 será publicado em 8 de agosto de 2025.

 

A UEM mobilizou cerca de 1.500 fiscais e coordenadores para a aplicação da prova, considerando todas as funções de trabalho: motoristas, médicos, enfermeiros, fiscais de sala, coordenadores de sede, fiscais de bloco, dentre outros.

 

Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

Comentários