Agronegócio
Uruguai e Argentina confirmam primeiros casos de gripe aviária
A Argentina e o Uruguai confirmaram nesta quarta-feira (15) os primeiros focos de gripe aviária de alta patogenicidade em seus territórios. Em ambos os casos, a doença foi verificada em aves silvestres, que apareceram mortas em parques nacionais nos últimos dias.
O governo brasileiro já está em contato com as autoridades dos países vizinhos para entender o risco de o vírus cruzar a fronteira.
Na segunda-feira, cinco cisnes de pescoço preto apareceram mortos na costa de Laguna Garzon, no Uruguai, com sintomas da doença.
Exames laboratoriais confirmaram as suspeitas das autoridades sanitárias. Na Argentina, gansos andinos encontrados em Laguna de los Pozuelos, no norte da província de Jujuy, testaram positivo para a enfermidade.
“Não é uma surpresa”, disseram autoridades de ambos os países durante entrevistas coletivas para detalhar os casos e falar sobre medidas. “Análises de evolução epidemiológica mostravam a temida enfermidade presente em todos os continentes e avançando nas Américas do Norte e do Sul”, explicou o ministro da Agricultura e Pecuária do Uruguai, Fernando Mattos.
Texto: reprodução/Ovo Site, com edição NH Notícias
Foto: reprodução
Comentários