Cotidiano

São João do Ivaí terá maternidade e PAM com investimento do Estado

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assina nesta sexta-feira (29) a ordem de serviço para a construção do Pronto Atendimento Municipal e da maternidade de Sao Joao do Ivai

São João do Ivaí, no Vale do Ivaí, vai ganhar uma nova maternidade e um novo Pronto Atendimento Municipal (PAM), reforçando a estrutura de saúde pública do município e da região. O anúncio foi feito nessa sexta-feira (29) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que também confirmou novos investimentos em infraestrutura, assistência social e renovação da frota de máquinas da cidade. Somados, os investimentos estaduais ultrapassam R$ 27,4 milhões.

 

A nova maternidade será construída com investimento de R$ 7 milhões, integralmente financiados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A estrutura terá aproximadamente 900 metros quadrados de área construída e capacidade para realizar até 20 partos por mês.

 

O espaço da maternidade contará com centro cirúrgico obstétrico, banco de leite humano, posto de enfermagem, sete leitos de internação e ambientes preparados para garantir mais conforto e segurança às pacientes.

 

Já o novo Pronto Atendimento Municipal terá atendimento 24 horas para moradores de São João do Ivaí e municípios da região. O PAM contará com 812,89 metros quadrados de área construída e será voltado ao atendimento de casos de baixa e média complexidade.

 

A unidade terá consultas médicas, triagem, exames, suturas, atendimentos de emergência, aplicação de medicamentos e apoio diagnóstico. O investimento total será de R$ 7 milhões, sendo R$ 4,5 milhões destinados à obra e R$ 2,5 milhões para aquisição de equipamentos. A estimativa é que a unidade realize cerca de 2,1 mil atendimentos por mês, fortalecendo a capacidade de resposta da rede municipal de saúde.

 

O prefeito Fábio Hidek afirmou que os investimentos ampliam a estrutura de atendimento à população. “São João fez o dever de casa. Hoje temos R$ 3,8 milhões em maquinários, além de veículos, ambulâncias e micro-ônibus. Agora recebemos mais R$ 14 milhões para uma UPA e uma maternidade”.

 

Texto e fotos: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

Comentários