Cotidiano
Sanepar realiza perfuração de poços artesianos em várias cidades do Paraná
Para levar água tratada de qualidade a mais famílias paranaenses, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) perfurou e está perfurando poços artesianos em sistemas de várias regiões do Estado.
São contemplados municípios como Cambira, Rancho Alegre, Santana do Itararé, Cruz Machado, General Carneiro, Goioerê, Corbélia, Dois Vizinhos, Apucarana, Jandaia do Sul, Rosário do Ivaí e Ivaiporã.
Até o final de 2024, a Sanepar perfurará cerca de 40 poços para captação de água subterrânea nos principais aquíferos do Paraná. A perfuração de poços é uma das saídas para driblar a falta de chuvas, que tem sido um grande desafio para o abastecimento público. “Vamos investir cerca de R$ 20 milhões”, comenta o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.
Na próxima semana, por exemplo, inicia em Ivaiporã a perfuração de um poço que ajudará a complementar a captação do Rio Pindaúva, que também vem sofrendo com a perda de vazão devido à estiagem severa na região.
Boa parte desses poços são executados em regiões atingidas pela estiagem que o Paraná está vivendo em 2024, de acordo com o Decreto Estadual nº 7.258, em vigor desde 04 de setembro, que declarou Situação de Emergência em vários municípios e instituiu a tomada de ações urgentes para enfrentamento da escassez de chuvas em várias frentes, dentre elas o abastecimento.
O decreto prevê que não apenas a Sanepar mas todos os órgãos estaduais se mobilizem e atuem em ações de resposta à estiagem.
Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias
Comentários