Cotidiano

Ir. Roselha Vandresen se despede de Manoel Ribas; nova missão será no Maranhão

A Irmã Roselha Vandresen enfrenta em 2023 uma nova missão para Balsas, no estado do Maranhão. A religiosa ficou durante 15 anos na direção da Escola Santa Maria Madalena Postel de Manoel Ribas e agora vai respirar novos ares.

 

Nascida no distrito manoel-ribense da Barra Santa Salete, Roselha, antes de ser diretora da escola, passou seis anos e meio na secretaria. Dos 28 anos de Congregação, 21 foram dedicados à educação em Manoel Ribas.

 

Em entrevista ao NH Notícias nessa terça-feira (20), a Irmã contou que nesta sexta-feira (23) sai de férias e, na volta, arruma as malas e já vai para Balsas. A religiosa destacou que a educação é um desafio diário, que trabalhou na escola para construir vidas e deixar tudo isso está sendo difícil. Entretanto, não vê essa ida como algo profissional, mas como uma nova missão.

 

“A escola para mim é minha vida. O que eu faço aqui dentro é missão posteliana mesmo. Procuro cuidar de cada aluno na sua individualidade e cada professor trabalha do seu modo, e procuro respeitar o limite de cada um. Tudo isso é algo que marca a vida da gente, pois trabalhar com educação é trabalhar com vidas. E essa vida tem que ser trabalhada e lapidada a cada dia”, reiterou. “Nem imagino que vou para Balsas, não caiu a ficha ainda. Lá temos uma escola pequena de educação infantil e não sei exatamente o que vou desenvolver lá, mas certamente Deus vai me reservar algo bom”, conta a Irmã sobre os novos desafios que a esperam.

 

A ESCOLA

 

Baseada na responsabilidade do comando de uma escola, Roselha salienta a confiança que tem em cada professor na construção do ensino e que sempre houve uma decisão em conjunto com todos nos trabalhos desenvolvidos na escola ao longo dos anos.

 

“O que me marca é a proximidade com os alunos, a confiança dos pais nas viagens das competições esportivas e no dia a dia da escola também e sem contar a parceria com os professores. Tanto que alguns professores falavam ‘você é o alicerce da escola, nosso alicerce, se você cair, caímos todos’”, explica.

 

ATIVIDADES ESCOLARES

 

Como diretora da escola, a Irmã Roselha Vandresen sempre valorizou as atividades dos contraturnos dos alunos e, dessa forma, deu o incentivo para que novos talentos fossem descobertos no município. 

 

“Eu sempre acompanhei e apoiei todos dentro das possibilidades. Tanto o xadrez, o futsal quanto a música e a pintura, eu não tenho talento para nenhum deles, mas vejo que toda atividade dentro da escola deve ser valorizada, que é assim que descobrimos os talentos. E aqui temos vários talentos bons. Não é fácil incentivar, mas vale a pena”, Roselha fala com brilhos nos olhos. 

 

AGRADECIMENTO 

 

A religiosa finaliza a entrevista agradecendo a todos, pois são muitas histórias e, sem a parceria e confiança dos profissionais que trabalharam e trabalham na escola e dos pais, nada daria certo.

 

“Agradeço a todos os professores que trabalharam comigo nesses 15 anos, a parceria com os pais, porque escola sozinha não existe, como os pais sozinhos não existem. A escola e as famílias precisam caminhar juntas, porque os pais deixam aos nossos cuidados o que eles têm de mais importante”, enfatiza.

 

O jornalista e diretor geral do NH Notícias, Lucas Sidor Herdt, destaca que o município perde uma grande educadora e que seu trabalho vai fazer muita falta no dia a dia da educação de muitas crianças e adolescentes.

 

“Realmente o anúncio da ida da Irmã Roselha para o Maranhão foi uma surpresa para todo mundo, mas Deus sabe o que faz. Nesse tempo todo, a palavra que se encaixa é gratidão. E, em nome de todos do município, a religiosa merece nosso muito obrigado e nossas orações para que ela siga sua missão”, reiterou o jornalista.

 

Texto e foto: jornalista Lucas Herdt/NH Notícias

Comentários