Cotidiano

Pioneiro da comunidade Barra Azul, em Manoel Ribas, é homenageado

created by Polish

O bisavô do jornalista e diretor geral do NH Notícias Lucas Sidor Herdt foi homenageado com o nome de uma rua na cidade de Manoel Ribas.

 

A sanção do prefeito José Carlos da Silva Corona saiu no Diário Oficial do município nessa terça-feira (3), após a lei 0.61/2022 ter sido aprovada pela Câmara de Vereadores no dia 30 de setembro.

 

HISTÓRIA

 

O homenageado, Samuel Herdt, foi um dos pioneiros da comunidade Barra Azul, na então Campina Alta, hoje Manoel Ribas, onde chegou, em 1948, de Santa Catarina, com sua esposa, Otília Demétrio, e seus dois filhos, Celso e Fredolino (in memorian).

 

O agricultor havia vendido cinco alqueires de terra em Chapadão Lageado/SC e comprou 60 alqueires na localidade manoel-ribense, onde nasceram seus dois outros filhos, Osni (in memorian) e Albino Herdt.

 

MORTE TRÁGICA

 

Em 1962, Samuel fazia parte do conselho da igreja católica na comunidade e ficou sabendo que um dos membros utilizou o dinheiro em caixa para benefício próprio, sem consultar os demais.

 

Por ser uma pessoa correta e não ter meias medidas, Samuel se desentendeu com o indivíduo antes da Santa Missa, em um domingo, quando voltava para casa, foi abordado pelo homem e baleado na cabeça. Samuel chegou a ser socorrido de helicóptero e levado à Londrina, mas não resistiu.

 

RUA

 

A rua, que agora leva seu nome, fica no Conjunto Habitacional Carlos Bernardo Menck, atrás da Agropecuária Agrovet, esquina com a rua Rui Barbosa.

 

Texto: jornalista Lucas Herdt/NH Notícias

Foto: reprodução/livro “Família Heerdt, história e genealogia”, (Pe. Evair Heerdt Michels)

Comentários