Cotidiano

Pilotos avistam luzes misteriosas pela quinta vez em Porto Alegre

Pilotos de aviões comerciais relataram para controladores de voo, pela quinta noite consecutiva, o aparecimento de luzes estranhas no céu do Rio Grande do Sul. Por volta das 23h07 desta terça-feira (8), um comandante acionou o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e falou que avistava luzes na chegada à capital gaúcha.

 

Cerca de 30 minutos depois, novos relatos foram feitos por outros pilotos. Às 23h40, o comandante de uma aeronave diz que luzes podiam ser vistas no céu em direção a Porto Alegre. Em seguida, um segundo piloto afirma também visualizar uma luz em “posição de uma hora, aproximadamente, um pouco acima da linha do horizonte”.

 

Na sequência de cada registro, a mesma voz da torre de controle repassa a orientação: “na medida da segurança, efetuar filmagem a fim de permitir que seja feita a análise do padrão de movimento do objeto avistado”. Ela acrescenta que, em solo, eles receberiam novas instruções.

 

As narrações sobre o fenômeno observado circulam pela Internet, em vídeos divulgados por perfis que monitoram o movimento do Aeroporto Internacional Salgado Filho e a comunicação de quem coordena o movimento das aeronaves com destino à capital.

 

OUTROS REGISTROS

 

A primeira vez que relatos como esse haviam sido feitos por pilotos que sobrevoavam a capital gaúcha foi no fim de semana. Na noite de sexta-feira (4), no trajeto São Paulo-Porto Alegre, comandantes disseram que eram luzes avistadas ao Sul da capital em direção a Buenos Aires e que três delas faziam movimentos em espiral.

 

Os pontos iluminados também foram percebidos em voos na noite de sábado (5) e na madrugada de domingo (6) para segunda-feira (7). Na madrugada de segunda, um dos pilotos informou que viu “três ou quatro” luzes e que não conseguia precisar a altitude e distância delas, mas que estavam em direção a Porto Alegre.

 

Na segunda-feira, o Ministério da Defesa, através da Aeronáutica, disse que não identificou nada de desconhecido no céu gaúcho. “Na sexta-feira (04/11) e no sábado (05/11), o controle do espaço aéreo ocorreu dentro da normalidade, não havendo registro de ocorrência aeronáutica no Estado do Rio Grande do Sul. Nenhum objeto desconhecido foi identificado pelos radares de defesa aérea.”

 

SANTA CATARINA

 

No dia 22 de outubro, uma luz misteriosa apareceu no trajeto de São Paulo para Porto Alegre. Na ocasião, o piloto relatou que a luz era “como se fosse o farol de uma aeronave fazendo um 360°”. A aeronave Airbus A320 (PR-YRX), operada pela Azul Linhas Aéreas, sobrevoava Bom Retiro, em Santa Catarina, quando a luz em movimento foi notada e reportada para a central de controle, que afirmou que não havia nenhum outro avião no radar.

 

Texto: reprodução/Jornal NH

Foto: reprodução/ilustrativa

Comentários