Agronegócio
Pés de couve chegam a medir seis metros de altura no noroeste do Paraná

Produtores de Alto Paraná e Cianorte, no noroeste do Paraná, relatam que precisam subir em escadas e até mesmo no telhado de uma construção nos fundos de casa para colher folhas de couve. Na região foram registrados pés com mais de três metros de altura.
Um deles já ultrapassou a marca de seis metros. As imagens deixaram vizinhos curiosos e querendo mudas das “super verduras”.
A grande maioria dos pés de couve não ultrapassa 1,5 metros de altura. O g1 conversou com um engenheiro agrônomo, especialista em horticultura, que explicou que o “fenômeno” é mais comum do que se imagina.
O pé de couve do Milton Borges Gonçalves, de 59 anos, já passou da marca de seis metros, em Cianorte. Há cerca de dois anos, ele ganhou cinco mudas da hortaliça, mas duas foram derrubadas pelo vento e outras duas morreram devido a algumas pragas.
A que sobrou se transformou no pé gigante da verdura. Milton diz que não esperava que a muda crescesse tanto, e contou ao g1 como foi esse processo.
Agora, para conseguir colher as couves, o produtor tem que subir uma laje que fica numa construção no fundos da casa. Muitas mudas já foram retiradas do pé gigante e plantadas na horta caseira do Milton.
No quintal, além da couve, ele também cultiva cebolinha, salsinha, coentro, erva-cidreira, além de outros temperos e verduras. O adubo é feito de forma orgânica, com esterco de gato, cascas de legumes e folhas.
Em Alto Paraná, o pé de couve de Marilene Barbosa Delgado, de 63 anos, está medindo 3,10 metros. A estima pela hortaliça é tão grande que ela lembra até o dia em que fez o plantio: 3 de maio de 2022.
Junto com o marido Advaldo Barbosa Delgado, de 60 anos, ela cultiva vários tipos de verduras, legumes e temperos. Na horta, que fica no quintal de casa, fertilizantes e agrotóxicos não entram e tudo é adubado de forma orgânica.
Texto e foto: reprodução/g1, com edição NH Notícias








Comentários