Cotidiano

Patrulha Rural, em Ivaiporã, atenderá mais 10 trechos de estradas

Lindeiros do município participaram da audiência pública, referente ao programa Estradas da Integração, com o presidente do Consórcio Público Intermunicipal Para o Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região do Vale do Ivaí do Estado do Paraná, Carlos Gil, que é prefeito de Ivaiporã.

 

O programa Estradas da Integração, que é desenvolvido por meio do ProRural (Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural), Banco Mundial e Governo do Estado, será executado com a Patrulha Rural em 25.314 km. 

 

São 10 trechos, que incluem a Água do Triunfo x Alto São Luiz, Alto São Luiz x Alto São Luiz, Fernando x Alto São Luiz, Landinho x Alto São Luiz, Scrimin x Alto São Luiz, Tiãozinho x Alto São Luiz, Zontini x Dametto, Spiti x Água da Laranjeira x Formoso, Bairro dos Cunhas x Armazém dos Pavesi e Alcides Peruzzi x Alecrim x Água da Laranjeira.

 

Conforme o projeto técnico, são feitas abertura, melhoria, adequação, readequação e levantamento das estradas rurais.

 

QUALIDADE

 

A vereadora Gertrudes Bernardy afirmou que as estradas rurais precisam ser mantidas com ótima qualidade para facilitar a locomoção e o escoamento de safras, e lembrou que a gestão Carlos Gil e Marcelo Reis desenvolve o trabalho de manutenção e readequação como forma de valorizar o homem do campo.

 

Os 10 trechos que receberão melhorias com os maquinários da Patrulha Rural foram definidos pelos Departamentos de Viação e de Agricultura da Prefeitura de Ivaiporã. “As estradas foram mapeadas e acredito que os produtores rurais verão os resultados dos trabalhos no prazo de 6 meses”, calculou o diretor do Departamento de Viação, Ilson Gagliano.

 

As potencialidades dos produtores rurais e do município foram mencionadas pelo diretor do Departamento de Agricultura, Carlos Oliveira. “Sabemos que a qualidade das estradas é fundamental, porque faz parte do processo de produção agrícola. Por isso, é fundamental controlar a erosão e manter as estradas rurais bem conservadas”, referiu Carlos Oliveira.

 

MANUTENÇÃO

 

O programa Estradas da Integração começou a ser executado na 1ª gestão Carlos Gil – 2012/2016. “Inclusive algumas estradas rurais continuam em boas condições, porque foi desenvolvido um trabalho técnico e de manutenção”, exemplificou o prefeito.

 

Na ocasião, Carlos Gil antecipou que foram destinados cerca de R$ 300 mil para o óleo diesel que será utilizado pela Patrulha Rural e pediu a colaboração dos lindeiros durante a execução das melhorias, que serão iniciadas no dia 12 de junho com término previsto para 12 de novembro.

 

A parte técnica do programa Estradas da Integração foi apresentada por Elias Leão, que agradeceu aos lindeiros e a chefe do Núcleo Regional da Seab, Vitória Holzmann, pela participação.

 

Texto e foto: reprodução/assessoria, com edição NH Notícias

Comentários