Cotidiano

Paróquia de Manoel Ribas encerra a primeira fase do Sínodo

A Paróquia Santo Antônio de Manoel Ribas encerrou neste domingo (6) a primeira fase do Sínodo, chamada fase “Escuta”. O Sínodo teve início em outubro de 2021 e segue até outubro de 2023.

 

IMPORTÂNCIA

 

A primeira fase acontece em todas as paróquias do mundo. A intenção é dar voz à experiência da igreja local, pois grande parte da riqueza dessa fase de escuta veio de discussões nas pastorais, movimentos eclesiais, escolas, universidades, comércio, associações, diferentes denominações religiosas, políticos, congregações religiosas, CPPs e outros grupos. Cada grupo de serviço pastoral, movimento e cada fiel foi representado e escutado.

 

No entanto, o Papa Francisco quer mais. O Papa pede para o Sínodo dar atenção especial à escuta das pessoas que, costumeiramente, ficam de fora e não são escutadas: os que estão “à margem”. E, ainda, a escuta não deve se restringir somente aos membros da Igreja.

 

HISTÓRICO

 

Segundo especialistas, a igreja está vivendo um tempo histórico da humanidade. É a primeira vez que a instituição se abre para ouvir os leigos. O Sínodo nos convida a fazer não só uma participação pastoral, mas um momento de aprofundamento em nossa espiritualidade.

 

“Durante um mês, vivemos um amplo processo missionário de Escuta Sinodal à Luz do Espírito Santo, em nossas comunidades, movimentos, pastorais e instituições, onde aprendemos a encontrar, escutar e discernir uns dos outros, com inquietações e recolhendo as experiências de comunhão e de participação vividas, em como a contribuição necessária para o crescimento e desenvolvimento da nossa igreja, no caminho de salvação de cuidado e proteção”,  destacou o pároco de Manoel Ribas, Pe Marcos Dabkowski.

 

PROCESSO

 

O processo dessa primeira fase seguiu da seguinte forma (as fotos seguem a mesma ordem cronológica):

 

Primeiro o Sínodo teve sua abertura no ano passado. Depois foi feita a preparação e organização do processo de formação dos coordenadores de movimentos, pastorais, capelas e instituições. Logo em seguida, houve a formação dos envolvidos; a entrega dos envelopes com o questionário aos participantes e, por fim, a entrega do questionário respondido.

 

A partir de agora, um relatório será feito com todos os apontamentos e irá ser entregue na Diocese de Guarapuava.

 

 

 

 

 

 

Texto: assessoria, com edição

Fotos: assessoria

Comentários