Cotidiano

Paraná reforça importância da doação de sangue e convoca públicos O+ e O-

Hemepar, doação de sangue
Foto Gilson Abreu

Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado neste domingo, 14 de junho, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), faz um chamamento especial à população para manter os estoques de bolsas abastecidos em todo o Paraná. Integrada às ações do Junho Vermelho, a mobilização traz um apelo especial para os voluntários dos tipos O positivo (O+) e O negativo (O-), que registraram quedas recentes nos bancos de sangue e necessitam de reposição imediata para o atendimento da rede hospitalar.

 

O engajamento da população tem se refletido no crescimento constante das doações ano após ano no Paraná. Em 2023, o Estado registrou 187.128 bolsas coletadas, número que saltou para 203.925 em 2024 e atingiu 214.377 em 2025, representando um aumento próximo de 15% no período.

 

Em 2026, o ritmo solidário continua em alta: até o momento, já foram contabilizadas mais de 86 mil bolsas de sangue, volume 3% superior ao registrado no mesmo intervalo do ano passado. No entanto, mesmo com o avanço histórico nos índices, o apelo pelos tipos O+ e O – permanece devido à característica de alta demanda dessas tipagens na rede de urgência.

 

Para marcar o período e atrair novos voluntários, os hemocentros e Unidades de Coleta e Transfusão (UCT) de todo o Paraná organizaram programações especiais ao longo do mês. As ações nas diferentes regiões do Estado incluem o agendamento intensificado de grupos com transporte gratuito, coletas externas, blitz educativa em semáforos, panfletagem e palestras de conscientização em colégios, universidades e empresas parceiras.

 

Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

Comentários