Cotidiano

Paraná pode ter temporal nesta segunda-feira (19)

A primavera do Hemisfério Sul promete se despedir com tempestades de norte a sul do Brasil. Nuvens de chuva estão sendo formadas por diferentes sistemas meteorológicos. Nesse sentido, há a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), orientada do Sudeste ao Norte. Além disso, há uma frente fria entre a costa do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Sistema de baixa pressão atmosférica (a 1,5 km de altitude) na Região Centro-Oeste e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), mais ao norte do país, são outros fatores mencionados na previsão do tempo para hoje.

 

No Sul do Brasil, a segunda-feira (19) será de tempo fechado do litoral norte de Santa Catarina à faixa leste do Paraná, inclusive em Curitiba (PR). Há risco para tempestades da Serra Gaúcha ao norte paranaense.

 

Mas, de maneira geral, do centro-norte do Rio Grande do Sul ao norte e leste do Paraná tem risco de chuva forte e condições para rajadas de vento e queda de granizo. Os acumulados mais elevados da região Sul são no nordeste gaúcho, no leste e sudeste catarinense e no centro e do norte ao leste paranaense.

 

A ZCAS continua influenciando as condições do tempo e favorecendo as nuvens de tempestades sobre o Centro-Oeste do país. Somadas a uma área de baixa pressão atmosférica em Goiás, a 1,5 km de altitude, ela traz mais temporais e chuva volumosa em parte da região, onde o estado goiano e o Distrito Federal serão os mais influenciados e com volumes altos, com risco para danos.

 

Em Mato Grosso, a chuva ocorre em vários períodos do dia, com risco para temporais em grande parte do estado, inclusive na capital Cuiabá. No oeste e noroeste mato-grossense, a chuva deve vir com moderada a forte intensidade.

 

Texto: reprodução/Canal Rural

Foto: ilustrativa

Comentários