Cotidiano
Paraná lidera crescimento da atividade econômica do Brasil no 1º trimestre

O Paraná teve o maior aumento da atividade econômica entre estados no Brasil no primeiro trimestre, com 8,5%. O resultado é duas vezes superior à média nacional no período, que foi de 3,7%.
Os dados são do Banco Central e foram compilados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). O comparativo é com o mesmo período do ano passado.
Depois do Paraná estão Santa Catarina (7,6%), Goiás (6,4%) e Bahia (5%) no IBCR (Índice de Atividade Econômica Regional) no 1º trimestre deste ano. O Banco Central pesquisa treze Unidades da Federação. A única variação negativa foi em Pernambuco, com -2%.
“Passamos recentemente a ser a quarta maior economia do Brasil, pela primeira vez com Capag A+ do Tesouro Nacional, e concluímos em 2024 o maior volume total de investimentos da história. O Paraná está em um bom momento econômico fruto de uma política de equilíbrio das contas públicas e parceria com o setor produtivo”, afirma o governador Ratinho Junior.
Especificamente em março de 2025, o crescimento do Estado do Paraná atingiu 12,7%, sendo, novamente, o melhor resultado do Brasil. Santa Catarina, Goiás e Bahia (2º, 3º e 4º colocados, respectivamente), cresceram 8,1%, 7,9% e 6,8%. O Brasil avançou 3,5%.
Em março, o Paraná já tinha registrado um aumento de 15,1% no volume de produção industrial em comparação com o mesmo mês de 2024, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho foi o maior entre os estados e ficou muito acima da média nacional, que teve crescimento de 3,1% no mesmo período.
Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias
Comentários