Cotidiano
Paraná é o segundo estado com mais casos de violência contra médicos

Casos de violência contra médicos tem apresentado crescimento no Brasil. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina, a cada 12 minutos um profissional é vítima de agressão. E o Paraná ocupa o segundo lugar neste ranking, apesar de ter o quinto maior número de médicos atuantes por estado.
Em 2024, o Paraná registrou 767 casos, atrás de São Paulo, que teve 832 registros, e à frente de Minas Gerais (460 casos), Santa Catarina (386 casos) e Bahia (351 casos).
O levantamento foi feito com base nos números de Boletins de Ocorrências (BOs) feitos junto às Polícias Civis dos Estados. Os registros incluem situações de ameaça, injúria, desacato, lesão corporal, difamação, furto, entre outros crimes, dentro de unidades de saúde, hospitais, consultórios, clínicas, prontos-socorros, laboratórios e outros espaços semelhantes, públicos ou privados.
Os números nacionais na série histórica preocupam, pois vêm crescendo rapidamente. Em 2013 foram 2.454; contra 4.562 no ano passado – 68% a mais.
Cabe lembrar que a violência no contexto dos estabelecimentos de Saúde Pública e Privada não atinge somente os médicos e médicas. Profissionais da enfermagem e os demais trabalhadores da Saúde estão muito expostos a esse fenômeno nefasto que causa sérios danos ao funcionamento dos estabelecimentos e, principalmente, atingem a saúde física e mental dos trabalhadores.
Texto e foto: reprodução/Bem Paraná, com edição NH Notícias








Comentários