Cotidiano

Paraná alcança marca inédita na velocidade de abertura de empresas em 2024

Em abril deste ano o Paraná alcançou uma marca inédita no tempo médio de abertura de empresas ao conseguir a média de 8 horas e 4 minutos para registro de um novo negócio no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Esse é o recorde para o Estado desde que o acompanhamento começou a ser feito em 2019.

 

“É um ano que temos muito a comemorar, pois saímos de um tempo de 10 horas no ano de 2023 passando para um tempo recorde de 8 horas e 4 minutos em 2024. A tecnologia de informação nos proporcionou essa mudança e a redução no tempo de registro de empresas. A Junta Comercial do Paraná é um modelo em nível nacional e nós estamos sempre muito bem posicionados no ranking nacional”, diz o presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Marcos Rigoni.

 

Em março de 2024, a Jucepar já havia alcançado um recorde ao registrar um tempo médio de 8 horas e 55 minutos e com isso garantiu a terceira posição no ranking nacional. Ao bater um novo recorde em abril, o Paraná conseguiu mais uma posição, tornando-se o 2º estado mais rápido no processo de abertura de empresa do País, ficando apenas atrás do Sergipe, que levou 6 horas para o mesmo processo. A diferença é que enquanto o Paraná movimentou 7.096 processos no período, Sergipe atuou em 602.

 

O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o tempo na etapa de viabilidade, na validação cadastral que os órgãos efetuam e na efetivação do registro, com a obtenção do CNPJ. Nesse cálculo não são considerados os tempos de inscrições municipais ou estaduais e nem a obtenção de licenças para o funcionamento do negócio.

 

Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

Comentários