Cotidiano

MP do paraná investigará professora que fez saudação nazista em sala de aula

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) disse na noite desta segunda-feira (10) que vai investigar denúncias feitas contra uma professora de redação que foi filmada fazendo uma saudação nazista em sala de aula. O caso aconteceu no Colégio Sagrada Família, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais.

 

Segundo o Ministério Público, o órgão recebeu pedidos de providências por parte da população, sem detalhar quantas denúncias foram feitas. O MP-PR disse que a investigação será feita pela 15ª Promotoria de Justiça (da Educação) e 8ª Promotoria de Justiça (Criminal), ambas de Ponta Grossa.

 

Nas imagens é possível ver a professora fazendo um sinal de sentido antes de estender a mão direita para frente. O gesto era usado no período do nazismo na Alemanha, quando Adolf Hitler governou o país nas décadas de 1930 e 1940 e cometeu um genocídio contra mais de 6 milhões de judeus, perseguidos pelo regime.

 

Em nota, a instituição afirmou não compactuar com o acontecido e não concorda com a postura da professora.

 

A escola disse, também, que tomou as medidas cabíveis do caso, sem detalhar o que foi feito quanto a atitude da professora. A escola também não detalhou em qual o contexto a professora fez o gesto.

 

Questionada se a professora foi afastada, a diretora afirmou que o assunto será tratado internamente, mas que a escola já toma providências e vai agir conforme regimento.

 

“Foi com certeza um ato impensado dela, imprudente, um erro. Um erro da professora”, afirmou a diretora Irmã Edites Bet.

 

A Polícia Civil afirmou não ter sido notificada do caso até a publicação desta reportagem.

 

Em uma postagem nas redes sociais, o Instituto Brasil-Israel afirmou ver “com imensa preocupação o caso” e disse que a situação “exemplifica os alertas de que as ocorrências neonazistas têm crescido no Brasil nos últimos anos seja contra judeus ou outros grupos, como negros e pessoas LGBTQIA+”.

 

Texto e foto: reprodução/G1

Comentários