Cotidiano

Morte de Ayrton Senna completa 30 anos

Há exatamente 30 anos, no dia 1º de maio de 1994, o automobilismo perdia seu grande ícone mundial Ayrton Senna.

 

O piloto de Fórmula 1 foi o grande responsável por popularizar a paixão pelas pistas, carros e pela velocidade no Brasil e, até hoje, é idolatrado em todo o país.

 

Nascido em São Paulo, piloto começou sua carreira competindo no kart em 73 e dois anos depois ele correu em Rolândia, aqui no Paraná, quando foi o vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Kart.

 

A trajetória na Fórmula 1 começou em 81 quando venceu as Fórmulas Ford 1600 e 2000. No total Senna conquistou três títulos de campeão mundial, com 41 vitórias e 65 pole-positions. Uma das mais belas trajetórias da F1.

 

Além das corridas e outros empreendimentos Senna também patrocinou vários programas de assistência filantrópica, principalmente ligados a crianças carentes.

 

O piloto também teve papel de destaque na história do boné de Apucarana. O boné usado por ele, do antigo Banco Nacional, foi fabricado em Apucarana.

 

Ayrton Senna despediu-se precocemente em um acidente fatal no GP de San Marino em 1994, deixando órfã uma geração e imortalizando seu nome na história da Fórmula 1.

 

Texto: reprodução/TN Online, com edição NH Notícias
Foto: reprodução

Comentários