Cotidiano
Massa de ar frio derruba temperaturas e traz geadas ao Paraná

O amanhecer desta quarta-feira (30) foi o mais gelado do mês de julho no Paraná, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar).
As temperaturas ficaram abaixo de zero em cidades do sul do estado, como Palmas, General Carneiro e São Mateus do Sul, mas o frio também atingiu a Região Metropolitana de Curitiba, com geadas registradas em municípios como Lapa e Fazenda Rio Grande.
De acordo com o Simepar, a queda acentuada nas temperaturas foi provocada pela atuação de uma massa de ar frio e seco.
“Não é o resfriamento mais intenso deste inverno, não superou os dias 24 e 25 de junho, mas, mesmo assim, é uma onda de frio bem expressiva, até mesmo nas porções mais ao Norte”, disse Lizandro Jacóbsen, meteorologista.
Em Curitiba, os termômetros marcaram 2,8°C no início da manhã, a menor temperatura do mês na capital.
Nesta quarta-feira, o tempo permanece estável, sem previsão de chuva. O sol predomina em todo o estado e as temperaturas volta a se elevar nas regiões Norte e Noroeste, com até 24ºC.
Na quinta-feira (31), ainda faz frio ao amanhecer, onde os termômetros devem marcar cerca de 5ºC em vários municípios do Centro-Sul, Sudeste, RMC e Campos Gerais. Há aumento de nevoeiro nestas regiões, segundo o Simepar.
A sexta-feira (1º), há mais predomínio de nevoeiros no Centro-Sul, Sudeste e Campos Gerais, com sol predominando em todo o estado.
O tempo deve virar a partir de domingo (3), com o avanço de uma frente fria no estado. Há chances de pancadas de chuva em todas as regiões.
Texto e fotos: reprodução/g1, com edição NH Notícias








Comentários