Cotidiano

Manoel Ribas receberá Carreta do Conhecimento

Carretas do Conhecimento

Mais 55 municípios paranaenses formalizaram adesão à nova etapa do programa Carretas do Conhecimento, que oferta qualificação profissional em cursos gratuitos desenvolvidos em unidades móveis. O programa é uma parceria entre o Governo do Estado, Volkswagen, Fundação Volkswagen e Senai Paraná. A coordenação é da Secretaria da Justiça Família e Trabalho (Sejuf).

 

Entre as cidades, Manoel Ribas e municípios da região, como Ivaiporã e Pitanga, também aderiram a essa nova etapa do programa.

 

Nesta nova etapa o programa levará qualificação a 63 localidades nesses municípios. Os cursos oferecidos são de mecânica automotiva, mecânica de motocicletas, informática, elétrica automotiva, mecânica básica, panificação, elétrica residencial, refrigeração, automação industrial e confecção.

 

Os cursos começam em abril, com investimento previsto de R$ 2 milhões. Desde 2019, quando foi criado, o programa já ofertou mais de 8 mil vagas para cursos de qualificação profissional.

 

Os termos de adesão foram assinados pelo secretário da Justiça Família e Trabalho, Ney Leprevost, e prefeitos nesta quarta-feira (23), no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

 

“O papel dos municípios é fundamental nessa parceria, porque a Secretaria leva as carretas, que foram patrocinadas pela Volkswagen, o Senai leva os professores e oferecemos tudo isso gratuitamente, mas é preciso que as prefeituras coloquem os alunos dentro das carretas”, disse Leprevost.

 

OPORTUNIDADE

 

As Carretas do Conhecimento são unidades móveis equipadas com salas de aula, oficinas e infraestrutura que visam promover formação profissional e geração de emprego.

 

“As Carretas do Conhecimento têm proporcionado esperança e oportunidade aos cidadãos. Oferecemos cursos em dez áreas e a mobilidade dos cursos nos permite chegar até mesmo nos municípios mais distantes”, disse o gerente de Ações Móveis do Senai-PR, Waldemir Amaro.

 

“É a possibilidade da pessoa aprender um ofício, voltar ao mercado de trabalho ou mudar de área. Uma chance que vai passar por mais 55 municípios do Paraná”, ressaltou a chefe do Departamento do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda da Sejuf, Suelen Glinski.

 

INSCRIÇÕES

 

Para se inscrever nos cursos gratuitos da Carreta do Conhecimento o candidato precisa comparecer à Agência do Trabalhador do seu município, ser maior de 18 anos, apresentar uma auto declaração de ensino fundamental completo e ter conhecimento de informática básica.

 

Texto: AENPR, com edição

Foto: SEJUF

Comentários