Cotidiano

Lidianópolis registra dois casos de meningite viral

A Secretaria de Saúde registrou dois casos de meningite viral em Lidianópolis. Os casos foram em duas escolas diferentes em crianças com grau de parentesco.

 

A notícia causou preocupação em pais de alunos que temem a contaminação de seus filhos e alguns não estão enviando os filhos para as escolas municipais.

 

O secretário municipal de saúde, Thiago Zanoni, tranquilizou os pais, explicando que a meningite viral é uma das mais comuns e normalmente não apresenta grandes complicações, “exceto em pacientes com o sistema imunológico comprometido”.

 

O secretário explicou ainda, que a meningite bacteriana é mais grave e pode levar à morte se não for tratada com rapidez. Além disso, ela pode ser transmitida pela via respiratória, o que não é o caso de Lidianópolis.

 

Com relação aos casos de meningite viral registrados na cidade, todos foram e estão sendo acompanhados pela equipe de Saúde do município, além de que foram tomadas todas as providências necessárias, que seguem os protocolos da SESA – Secretaria de Estado da Saúde.

 

Para prevenir a meningite, o secretário recomendou algumas medidas simples, semelhantes às que previnem a gripe, como lavar as mãos com frequência, evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres, e evitar aglomerações em locais fechados.

 

Thiago reforçou que as demais orientações estão sendo repassadas diretamente pela escola e pela Secretaria Municipal de Saúde, e pediu para que a população mantenha a calma e siga as recomendações.

 

Texto: reprodução/Ivan Maldonado e Blog do Berimbau, com edição NH Notícias
Foto: reprodução/Ilustrativa

Comentários