Cotidiano
Klabin inaugura maior investimento privado na história do Paraná
Com investimento total de R$ 12,9 bilhões e capacidade produtiva de 910 mil toneladas por ano de papel, o Puma II consolida a Klabin como uma das maiores fabricantes de papel-cartão do mundo. O Projeto é o maior investimento nos 124 anos de história da empresa e o maior feito por uma empresa privada no Paraná.
A inauguração ocorre no dia 21 de setembro, às 10h30, na Unidade Puma em Ortigueira. No evento será compartilhado os detalhes sobre os processos produtivos e as tecnologias que impulsionam a operação sustentável. Além disso, a empresa também irá de celebrar o Dia da Árvore.
O projeto fez da Klabin a primeira empresa do mundo a produzir o papel Eukaliner, do qual já possui a patente. Junto ao Eukaliner White, os papéis exigem menos gasto energético para serem produzidos e possuem resultados até 20% superiores que os atuais produtos do mercado.
OBRAS DO PUMA II GERARAM VAGAS DE EMPREGO
Na primeira fase das obras foram gerados mais de 21 mil empregos diretos e indiretos. Com isso, estima-se que nos dois anos iniciais do Puma II tenham sido injetados R$ 198 milhões na massa salarial dos municípios da região. Além de estimular as empresas parceiras a contratarem trabalhadores da região dos Campos Gerais, no Paraná, a Klabin também valorizou a mão de obra local investindo em formação técnica nas comunidades de Ortigueira e Telêmaco Borba, beneficiando centenas de profissionais. E vem mais um ciclo de desenvolvimento por aí, com o início da segunda etapa do projeto.
ETAPA I
A primeira etapa do projeto foi marcada pelo startup da Máquina de Papel 27 (MP27), em 2021, que produz o Eukaliner®, papel Kraftliner feito 100% com fibras de eucalipto, que permite redução da gramatura com aumento da resistência e melhor qualidade de impressão nas embalagens de papelão ondulado, além de otimizar área florestal necessária para a sua produção (menos recurso para a fabricação do mesmo volume de papel).
ETAPA II
Já na segundo etapa, a empresa lançou a Máquina de Papel 28, que tem capacidade de produção de 460 mil toneladas por ano e flexibilidade para produzir outros papéis, como White Top Liner e Kraftliner. Com tecnologia avançada, o equipamento foi projetado para desenvolver cartões com mais resistência e qualidade, direcionados, principalmente, para os segmentos de alimentos e bebidas, como embalagens longa vida, cerveja em lata e garrafa, industrializados (cereal, chocolate, pizza, entre outros) e para o crescente setor de food service (copos e bandejas).
OPORTUNIDADES DE EMPREGO
Para as obras do Projeto Puma II, a Klabin quer manter a prática de valorizar a contratação de mão de obra local como feito na construção da Unidade Puma, inaugurada em 2016. Na época, durante a fase de construção civil, a companhia registrou um índice de 85% dos trabalhadores paranaenses.
Além de estimular as empresas parceiras a contratar funcionários por meio da Agência do Trabalhador, a companhia oferece à comunidade local diversos cursos de qualificação e formação, para que profissionais tenham acesso aos empregos – tanto na fase de implantação da nova planta industrial, como também depois, na operação das áreas fabris e florestais.
Texto e foto; reprodução/aRede, com edição NH Notícias
Comentários