Cotidiano
Jovens de Pitanga e região se unem para manter viva a tradição tropeira no Centro do Paraná

Um movimento liderado por jovens tem chamando a atenção e emocionando quem valoriza a cultura regional em Pitanga e região.
Meninos e meninas com idades entre 15 e 25 anos estão se reunindo em prol de uma grande tradição: o tropeirismo. O símbolo histórico ajudou a desbravar o estado e a construir sua identidade na região central do estado.
Movidos pelo amor às viagens em cavalos, burros e mulas, esses jovens decidiram se unir e formar uma comitiva própria, denominada “Tropeiros do Estradão”. Dessa forma, assumem a responsabilidade de defender e preservar o tradicionalismo herdado de seus pais e avós, que abriram caminhos pelo Paraná em lombo de animais.
“Para eles, manter essa prática viva é mais do que lazer. É respeito à história e às raízes do povo paranaense”, destacou um dos membros da comitiva ao NH Notícias.
Durante as tropeadas, os jovens aprendem com os mais experientes lições que vão muito além da estrada. Aprendem a cuidar corretamente de seus animais, a respeitar o próximo e a ajudar sempre os companheiros, fortalece.
Texto e foto: reprodução/assessoria, com edição NH Notícias








Comentários