Cotidiano

Indígenas invadem fazenda em Tamarana

Indígenas da etnia Kaingang invadiram, na manhã desta quinta-feira (28), uma fazenda em Tamarana, norte do Paraná. De acordo com a Polícia Militar (PM), o local foi ocupado por aproximadamente 300 pessoas.

 

Segundo as lideranças, a área pertence ao povo indígena e houve erros na demarcação. A fazenda tem dois silos, cinco casas de funcionários e duas garagens.

 

Os trabalhadores da fazenda disseram que vão continuar na propriedade e que não sofreram agressões ou ameaças dos indígenas.

 

“Essa fazenda era dos nossos avós, ou seja, é nossa. Foi por isso que invadimos”, afirmou Aparecido Marcolino, um dos representantes do grupo.

 

Equipes da PM e da Polícia Federal estiveram na propriedade durante o dia. O comandante do 5º Batalhão, Marcos Tordoro, afirmou que os policiais vão continuar no local até que a situação seja resolvida.

 

Os advogados dos proprietários da fazenda informaram que a área é altamente produtiva, comprada e registrada, e que vão entrar com um pedido de reintegração de posse na Justiça.

 

Texto e foto: reprodução/g1, com edição NH Notícias

Comentários