Cotidiano

Índia fecha escolas e corre para conter surto de vírus mortal

Um estado no sul da Índia está tomando medidas para conter um surto do vírus Nipah depois de duas pessoas terem morrido devido à doença rara e muitas vezes mortal, fechando escolas e testando centenas para evitar a sua propagação.

 

O ministro-chefe do estado de Kerala, Pinarayi Vijayan, disse que o vírus foi detectado no distrito de Kozhikode e pediu aos residentes que tenham cautela e sigam as diretrizes de segurança do departamento de saúde.

 

Duas pessoas morreram devido ao vírus, disse ele em comunicado nesta quarta-feira (14). É o quarto surto no estado desde 2018. “Não devemos ter medo, mas enfrentar esta situação com cautela”, escreveu Vijayan nas redes sociais.

 

Nipah é um vírus zoonótico transmitido de animais para humanos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, também pode ser transmitido por alimentos contaminados ou diretamente entre pessoas.

 

Os sintomas geralmente começam com dor de cabeça e sonolência, mas rapidamente se transformam em coma em questão de dias, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

 

Pode causar síndrome respiratória aguda — em que os pulmões não conseguem fornecer oxigênio suficiente ao corpo — e encefalite fatal, uma inflamação do cérebro.

 

Não existe vacina e o tratamento é limitado a cuidados de suporte.

 

Até agora, em Kerala, mais de 700 pessoas foram identificadas como contatos próximos e estão sendo testadas para o vírus, disse a ministra da Saúde do estado, Veena George, aos jornalistas nesta quarta-feira.

 

Destes, 77 são considerados de “alto risco”, disse ela, acrescentando que foi pedido ao grupo que permanecesse em casa e monitorizasse a sua saúde.

 

As autoridades em Kozhikode fecharam algumas escolas do distrito, disse o coletor distrital em um comunicado na quarta-feira. Entretanto, sete aldeias foram declaradas “zonas de contenção”, informou a Reuters.

 

Texto: reprodução/CNN Brasil, com edição NH Notícias
Foto: reprodução/ilustrativa

Comentários