Cotidiano
Governo do Paraná promete zerar desmatamento ilegal em quatro anos
O Governo do Paraná promete zerar o desmatamento ilegal nos próximos quatro anos. O compromisso foi assumido pelo secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge.
“Esse é o objetivo: desmatamento ilegal zero. A cada ano vai ter uma redução, isso vai ser de forma gradativa, não conseguimos estancar isso de um momento pro outro”, disse em entrevista à RPC.
De acordo com o secretário, o estado deve realizar concurso público para contratar mais pessoas para a pasta e para o Instituto Água e Terra (IAT).
O secretário disse ainda que foi contratado junto a organismos internacionais financiamento para modernizar o sistema de fiscalização.
“Para que eu possa ter uma fiscalização eletrônica em que eu consigo, através de satélite, olhar a área desmatada e já emitir de forma automática o auto de infração.”
Os flagrantes de desmatamento registrados pelo levantamento foram feitos por um satélite que tem a capacidade de enxergar áreas menores, de até de um hectare.
No Paraná, 76% dos alertas de desmatamento são de pequenas áreas. Entre as cidades que mais cortaram a floresta no estado estão:
- Bocaiúva do Sul: 138 hectares;
- Nova Laranjeiras: 135 hectares,
- Prudentópolis:110 hectares,
- Pinhão: 91 hectares;
- Ortigueira: 81 hectares.
Texto e foto: reprodução/g1, com edição NH Notícias
Comentários