Cotidiano
Governo do Paraná aproxima escolas e empresas para criar 40 mil vagas de estágio em 2025

Com o objetivo de atingir a marca recorde de 40 mil contratos de estágio, o Governo do Estado lançou, nessa segunda-feira (9), a edição de 2025 do programa Conexão Empregabilidade. A medida promove a inserção de estudantes da rede estadual no mercado de trabalho. O evento contou com a presença do vice-governador Darci Piana e do secretário da Educação, Roni Miranda.
A iniciativa opera em parceria com empresas e instituições de interesse público, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Paraná) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na capacitação dos estudantes, na abertura de oportunidades de trabalho e na divulgação das vagas.
O programa atua tanto no engajamento dos empresários, mostrando como os alunos da rede estadual podem qualificar seus quadros de funcionários, quanto dentro das escolas, orientando e encaminhando os alunos para as oportunidades de estágio e programas de aprendizagem.
O público-alvo inclui estudantes a partir de 16 anos, que podem se candidatar a vagas de estágio, e alunos a partir de 14 anos, elegíveis para os programas de aprendizagem.
A medida funciona como um projeto-piloto desde 2023. No primeiro ano, foram cerca de 20 mil contratos de estágio. Em 2024, o programa chegou a 30 mil vínculos. Em 2025, com uma interlocução ainda mais próxima entre Estado e empresas, 23,5 mil estudantes já conseguiram estágio, com uma meta de 40 mil contratos até o final do ano.
Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias
Comentários