Cotidiano

Governadora do Distrito 4710 visita Fatec de Ivaiporã e destaca força do Rotaract Universitário

A Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí (Fatec) recebeu a visita da governadora do Distrito 4710 do Rotary International, Irma Mariotti Meneghel Paiva, que veio de Maringá cumprir agenda em Ivaiporã para conhecer o trabalho realizado pelos rotarianos e rotaractianos no município. A Fatec foi incluída no roteiro por abrigar o maior Rotaract Universitário do Brasil, formado exclusivamente por estudantes da instituição de ensino.

 

O casal rotariano foi recebido pela presidente do Rotary Ivaiporã, Rose Maria Sirço, presidente do Rotaract Universitário, Josnei Urbanski Júnior, diretor-geral da Fatec, Fábio Costa, e pelo diretor acadêmico, Roni Ferreira, que apresentou a estrutura dos cursos e o trabalho desenvolvido pelos estudantes dentro das ações de voluntariado.

 

A presença da governadora chamou a atenção do presidente Josnei Júnior, que viu na visita um gesto de atenção e proximidade. “A governadora acompanhou o que fazemos e entendeu o impacto das nossas ações”, comentou Josnei Júnior, lembrando que a visita ajudou a mostrar a dimensão do trabalho realizado pelos rotarianos.

 

Irma Paiva explicou que a proposta das visitas distritais é acompanhar, in loco, as ações humanitárias desenvolvidas pelos clubes. “O nosso objetivo é ver onde o Rotaract atua, o que é realizado e o impacto que causa aos municípios. Na Fatec, queríamos justamente conhecer o modelo instalado, porque é referência nacional”, afirmou a governadora distrital, acompanhada do marido, Armando Meneghel Paiva, que também integra o Distrito 4710.

 

Segundo Irma Paiva, o modelo implantado em Ivaiporã deve servir de inspiração para outras instituições de ensino superior. “Vamos levar esta experiência para outras universidades do Estado. A Fatec mostra que é possível integrar educação e voluntariado, envolvendo estudantes de diferentes áreas e mantendo uma atuação constante no município”, afirmou.

 

RECEPÇÃO

 

Para Roni Ferreira, a presença da governadora reforça o reconhecimento do modelo adotado na Fatec. “É motivo de orgulho sediar um Rotaract Universitário. Os jovens unem formação técnica e compromisso social. É um movimento bonito, que devolve muito à sociedade e, ao mesmo tempo, fortalece o espírito solidário no ambiente acadêmico”, declarou Roni Ferreira.

 

O diretor acadêmico lembrou que o Rotaract Universitário reúne cerca de 43 jovens dos mais diversos cursos da Fatec. “É o maior do Brasil. Este destaque não surgiu por acaso. É fruto de engajamento, credibilidade e apoio institucional. O Rotaract de Ivaiporã é nosso padrinho e construímos um clube que virou referência nacional”, completou Roni Ferreira.

 

Durante a visita, acompanharam a governadora distrital Ana Gabriella Barros e Quezia Hasquel, integrantes do Rotaract Universitário da Fatec, que apresentaram parte dos projetos em andamento e relataram como a vivência no clube tem influenciado a formação pessoal e profissional dos participantes.
A visita encerrou-se com agradecimento formal da governadora à direção da Fatec e ao Rotaract pela recepção, organização e pelo compromisso social.

 

Texto e fotos: reprodução/assessoria

Comentários