Política

Governador dá início à duplicação em concreto da rodovia entre Matinhos e Pontal do Paraná

Quem passa pela região entre Matinhos e o balneário de Praia de Leste, em Pontal do Paraná, no Litoral do Estado, já pode notar o movimento das máquinas e operários ao longo da PR 412. O governador Carlos Massa Ratinho Junior, nesse sábado (9), deu início à obra de duplicação do trecho.

 

Também conhecida como Rodovia Máximo Jamur, a estrada de 14,28 quilômetros terá duplicação em concreto, fruto do investimento de R$ 274 milhões para melhorar a principal ligação entre as duas cidades litorâneas.

 

Ratinho Junior destacou que a obra compõe o grande pacote de investimentos do Governo do Estado no Litoral, que inclui grandes projetos, como a construção da Ponte de Guaratuba e a revitalização das orlas de Matinhos e Pontal do Paraná. “Estamos iniciando mais uma das grandes obras do Litoral, que é a duplicação da rodovia entre Matinhos e Praia de Leste, que será uma grande avenida com pistas de concreto, ciclovia, pistas de caminhada e iluminação de LED”, explicou o governador.

 

“É um aporte de R$ 274 milhões, que faz parte do grande pacote de investimentos no nosso Litoral, o maior volume da história, na região. Estamos resgatando nosso Litoral e isso já tem dado frutos, com novos empreendimentos, geração de empregos e deixando as cidades mais bonitas”, ressaltou. “O trabalho começou com a revitalização da Orla de Matinhos, veio a Ponte de Guaratuba, que está 70% concluída. A Orla de Pontal iniciou na semana passada, temos uma série de obras em Morretes e Antonina, vamos fazer a duplicação da Estrada de Garuva, com obras inclusive em Santa Catarina”.

 

OBRA

 

Os serviços na PR 412 começaram com a implantação das novas vias marginais, por onde o tráfego de veículos será desviado futuramente para permitir o avanço da duplicação do eixo principal da rodovia. A intervenção é executada por uma empresa contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que também fiscaliza todas as etapas do projeto.

 

O projeto prevê a construção de uma nova pista central com pavimento rígido de concreto com 21 centímetros de espessura – uma solução mais resistente e duradoura que o asfalto tradicional. O concreto é especialmente vantajoso para regiões com tráfego intenso e clima úmido, como o Litoral, pois exige menos manutenção ao longo do tempo e suporta melhor a ação da água e do peso dos veículos.

 

A faixa atual será alargada para ambos os lados, com separação por barreiras de concreto no centro. Já as marginais, com sentido único, contarão com vagas de estacionamento, calçadas para pedestres e ciclovias bidirecionais (com fluxo de bicicletas nos dois sentidos), garantindo mais segurança para os ciclistas.

 

Texto e fotos: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

Comentários