Segurança

Gaeco prende grupo que fazia assaltos violentos a ônibus de turismo no Paraná

O Núcleo de Maringá do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, deflagrou na manhã dessa segunda-feira (18) a Operação Ponto Final. A ação mira uma organização criminosa armada especializada em assaltos violentos a ônibus de turismo nas rodovias paranaenses, conhecida como “piratas do asfalto”.

 

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão domiciliar, quatro mandados de busca pessoal, três ordens de busca e apreensão de veículos utilizados como aparato logístico nas ações criminosas, além de duas ordens de prisão temporária contra os principais articuladores do esquema.

 

As medidas judiciais foram expedidas pelo Juízo das Garantias da Vara Criminal de Jandaia do Sul, no Norte Central do estado, e foram cumpridas com apoio da Polícia Militar, por meio da Tropa de Choque, do Batalhão de Polícia Rodoviária e da Diretoria de Inteligência.

 

Os alvos presos na manhã desta segunda-feira atuavam como articuladores logísticos da organização criminosa, disponibilizando imóveis para abrigo de carros batedores e funcionamento da base operacional do grupo, além de fornecer veículo blindado, armas e instrumentos utilizados nos assaltos. Também eram responsáveis por operações de resgate de comparsas e de bens subtraídos das vítimas.

 

As investigações, que contaram com a participação da Delegacia de Polícia Civil de Jandaia do Sul, tiveram início após um roubo majorado praticado na noite de 8 de março de 2026. Na ocasião, cerca de 40 passageiros de um ônibus de turismo que retornava de uma viagem de compras em Foz do Iguaçu e na Argentina foram interceptados mediante falsa abordagem policial na rodovia PR 444, em Arapongas.

 

Texto e foto: reprodução/Bem Paraná, com edição NH Notícias

Comentários