Cotidiano

Forte temporal causa estragos em Manoel Ribas, Ivaiporã e região

O forte temporal que passou pela região central do Paraná, no início da tarde desse sábado (29), trouxe estragos para diversas cidades.

 

Pitanga, Nova Tebas, Manoel Ribas, Cândido de Abreu, Reserva, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Ivaiporã, Jardim Alegre, Arapongas, Apucarana, Grandes Rios, Faxinal e outras cidades do Vale do Ivaí tiveram o registro de vários pontos de destruição.

 

Os municípios tiveram forte chuva, em alguns locais com granizo, diversas casas destelhadas, queda de árvores, placas e postes, e sem contar a falta de energia elétrica que afeta grande parte dos municípios.

 

A redação do NH Notícias recebeu diversas fotos do impacto do temporal em Ivaiporã, onde, por exemplo, parte do telhado de um posto cedeu e a empresa Trator Case foi fortemente afetada.

 

Por volta das 15h20, conforme informações do Corpo de Bombeiros, cerca de 20 famílias já haviam procurado a Defesa Civil em busca de lonas plásticas para cobertura das casa destelhadas.

 

 

Algumas rodovias e estradas também foram bloqueadas ou parcialmente bloqueadas pela queda de árvores.

 

COPEL

 

Mais de 600 eletricistas da Copel estão em campo trabalhando nos reparos da rede elétrica em diversas regiões do Paraná para restabelecer o fornecimento de energia. No momento cerca de 212 mil unidades consumidoras estão desligadas devido ao forte temporal que atingiu a região diversas regiões, especialmente o Norte, onde o vendaval aconteceu agora a tarde. Por lá, cerca de 100 mil clientes sem energia.

 

Os municípios mais afetados na região Centro-Norte foram Rio Branco do Ivaí, Grandes Rios, Rosário do Ivaí, Abatiá, Santa Amélia, Jandaia do Sul, Arapuã, Cândido de Abreu, Jundiaí do Sul, São José da Boa Vista, Conselheiro Mairinck e Manoel Ribas. Em breve, mais equipes devem começar a atuar na região.

 

OESTE

 

Mais cedo, o temporal atingiu com força as regiões Oeste e Noroeste do Estado. No momento, ambas regiões estão com cerca de 60 mil unidades consumidoras sem energia elétrica. Mais de 300 eletricistas já estão atuando na região. Os trabalhos continuam ao longo da noite de hoje.

 

SEGURANÇA

 

A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site www.copel.com, e também pelo número de Whatsapp 41 3013-8973. Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora, destacada em amarelo no cabeçalho da conta da Copel.

Texto: jornalista Lucas Herdt/NH Notícias, com Ivan Maldonado
Fotos: jornalista LucasHerdt/NH Notícias/reprodução/redes sociais e Ivan Maldonado

Comentários