Região

Força-tarefa atende pior evento climático da história de Maringá

eEquipes da Copel foram convocadas neste domingo (24) para ajudar no trabalho de recomposição da rede de energia danificada nas cidades mais afetadas pelas chuvas, acompanhadas de fortes rajadas de vento, na noite de sexta-feira (22) e madrugada de sábado (23). - Curitiba, 24/04/2022

Equipes da Copel seguem em campo com reforços a fim de restabelecer o fornecimento de energia aos consumidores que tiveram o serviço interrompido após o temporal do fim de semana. No auge das chuvas, 473 mil domicílios chegaram a ficar sem energia, em diversas regiões do Paraná. Este domingo (24) iniciou com 64 mil imóveis sem luz em todo o Estado, número que está em 33 mil, de acordo com a última atualização, às 18h30.

 

Este já é considerado um dos piores eventos climáticos na região Noroeste, com rajadas de vento que chegaram a 91,8 km/h, de acordo com o Simepar. E é o mais severo da história da Copel no município, onde até agora já foram contabilizados 72 postes quebrados.

 

Entre os trabalhos previstos para esta segunda-feira (25), está a troca de 10 postes danificados, de uma vez, em um só trecho na Av. Morangueira com a Rua Antônio Bernardes, no Jardim Alvorada III. Outra situação de grande complexidade foi a quebra de cinco estruturas na Avenida 19 de Dezembro, na Zona 6.

 

Equipes de outras localidades estarão no município para auxiliar nas manutenções em centenas de pontos onde há muitas árvores caídas, além de galhos sobre a fiação e cabos rompidos.

 

Em toda a região Noroeste, ao menos 166 postes quebraram com os ventos fortes e a queda de árvores sobre as redes elétricas. Ao longo da tarde deste domingo (24) foi possível normalizar o fornecimento ao município de Mirador, que chegou a ter o serviço completamente interrompido devido à quebra de postes pelo temporal.

 

O evento climático trouxe danos severos para as redes de energia em toda a região. Há ocorrências ainda para atendimento em cidades como Floraí, Jardim Olinda, Esperança Nova e Doutor Camargo. Em Paranavaí, são 685 domicílios sem luz, e 270 em Cianorte, conforme dados atualizados.

 

Na região Oeste, o número de clientes sem energia reduziu-se para 4,1 mil, e as equipes continuam na região, concentrando esforços no município de Maripá, gravemente atingido por uma chuva de granizo.

 

As regiões Noroeste e Oeste do Estado já estão com reforço de equipes de outras localidades desde o sábado (23) e receberão um contingente ainda maior nesta segunda-feira (25).

 

Texto: AENPR
Foto: Copel

Comentários