Cotidiano
Festa das Flores de Joinville volta com recorde de público
Depois de dois anos, a Festa das Flores em Joinville está de volta. Paralisada por conta da pandemia, a 82ª edição começou na segunda-feira (15) e se estende até o domingo (20), das 9h às 22h (com exceção do último dia do evento que encerra às 20h), no complexo da Expoville.
Neste ano, a expectativa do evento é bater o público recorde, com mais de 100 mil visitantes. Em 2019, cerca de 94 mil prestigiaram o evento, mas já no primeiro dia da 82ª edição, aproximadamente 13 mil pessoas visitaram os mais de 200 estandes, um número histórico nas estreias da Festa.
Para a visitante Marli dos Santos, 63 anos, a edição está impecável. — Eu amo flores, é tudo para mim — conta a mulher. Com quase 10 anos de visitação na Festa das Flores em Joinville, a blumenauense vem em excursão e conta que não deixou de conferir depois da pandemia. — Este ano está quase tudo perfeito, e eu penso que melhorou depois da pandemia — afirma Marli.
Divididos entre mercados de plantas e feiras multissetoriais, os 215 espaços para feiras oferecem diversos itens. As 45 exposições de mercados de plantas contam com mais de 2 mil tipos de orquídeas diferentes, “estrela” principal entre as flores, e 30 mil tipos de plantas à venda. Já no multissetorial, são 170 espaços com vendas de frutas, itens de vestuário, decoração, jóias, calçados, vinhos, tapetes, entre outros.
A expositora Elenice Daren, 36, da Merten Orquídeas, conta que mesmo com a parada por conta da pandemia, a Festa ainda é sucesso para o vendedor. — Superou bastante a expectativa de público e melhorou depois da pandemia, o pessoal veio mais engajado e as vendas estão bem boas — diz Elenice. A cultivadora vem de Schroeder e expõe na Festa das Flores há 8 anos.
Neste ano, o tradicional jardim gigante foi montado com peças para deixar os visitantes impressionados. São flores de diversos lugares do país, inclusive premiadas, como bromélias, suculentas e orquídeas, expostas em uma decoração com cascatas, estátuas, fontes e lagos, em paisagens atrativas. Ademais, há dois locais montados especificamente para expor plantas de clima seco, com areia e fotos de desertos, e bonsais, com idades entre 28 e 38 anos.
Além de exposições, a 82ª Festa das Flores traz na programação o concurso de orquídeas, mercado de plantas, feira multissetorial, oficinas de cultivo, concurso de jardins, atrações de entretenimento, como os concursos da rainha da Melhor Idade, palco cultural, brinquedos infláveis e praça gastronômica, com cerca de 20 opções entre hambúrgueres, batatas, pastéis e chopp.
A mais antiga festa do gênero, no Brasil, iniciou em 1936, com a Exposição de Flores e Artes Domiciliar (EFA), criada por apaixonados pelas orquídeas nativas. Apenas nos anos de 1942 e 1943, a festa não havia acontecido, em virtude da 2ª Guerra Mundial. Porém, em 2020 e 2021, também não aconteceu, devido a pandemia.
Texto e foto: reprodução/NSC Total
Comentários