Cotidiano

Estudante de medicina do Paraná morre em combate durante guerra na Ucrânia

Foi confirmada nessa segunda (7) pela o Itamaraty a morte do paranaense Antônio Hashitani, de 25 anos, em combate na cidade de Bakhmut, na Ucrânia. Hashitani era voluntário em um grupo paramilitar que lutava contra a Rússia. Ele teria morrido entre 2 e 3 de agosto em combate, mas a morte só foi oficializada nesta segunda. 

 

Foi a quarta morte de combatente brasileiro desde o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, em fevereiro de 2022. Em Curitiba, Hashitani era estudante de medicina na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

 

A PUCPR emitiu nota de pesar pela morte do estudante: “A PUCPR expressa condolências e solidariedade aos familiares e amigos de Antonio Hashitani, estudante de medicina da PUCPR que lutou no exército da Ucrânia e faleceu em combate na região da cidade de Bakhmut, na última quarta-feira (02). Estendemos nossos sentimentos e forças ao povo ucraniano diante do quadro de violência e guerra que enfrentam”.

 

O Centro Acadêmico de Medicina Mário de Abreu (CAMMA), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), emitiu uma nota na qual lamentou profundamente a morte do acadêmico: “Neste momento de tristeza, o Centro Acadêmico presta condolências e deixa os mais sinceros pêsames a todos os familiares e amigos de nosso colega”.

 

O Diretório Central dos Estudantes da PUCPR também emitiu uma nota: “Que a dor deste momento seja breve e a lembrança de quem partiu seja eterna. Nossa solidariedade e condolências para a família do nosso acadêmico nesse momento difícil de luto”.

 

A embaixada brasileira irá providenciar o atestado de óbito e o translado do corpo.

 

Texto e foto: reprodução/Bem Paraná, com edição NH Notícias

Comentários