Cotidiano

Encontro Estadual Cuida Mais Paraná reúne mais de mil gestores

Centenas de gestores municipais das políticas da mulher, igualdade racial e pessoa idosa participaram nesta semana do Encontro Estadual Cuida Mais Paraná, que reuniu especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil para debater e apresentar iniciativas voltadas à promoção da equidade e proteção dos direitos desses grupos.

 

O evento começou no Palácio Iguaçu, com a palestra de Drauzio Varella e os lançamentos do Recomeço e da Casa da Mulher Paranaense, e nessa terça-feira (1º) ocorreu no Canal da Música, em Curitiba, com uma programação diversificada, abordando temas como a sensibilização e governança das políticas públicas voltadas às mulheres, além da apresentação de recursos e serviços disponíveis.

 

O evento aconteceu em um momento significativo para o Estado do Paraná, que encerra o mês dedicado às mulheres com importantes avanços na área de proteção e assistência social. “A participação de diferentes municípios demonstra o compromisso coletivo com a causa das mulheres. É fundamental que continuemos avançando na implementação de políticas que garantam proteção, oportunidades e dignidade para todas”, avaliou a secretária executiva do Conselho Municipal da Mulher de Santa Maria do Oeste, Simone Aparecida Ferreira.

 

A técnica de gestão do município de Miraselva, Katia Andréia de Oliveira Macedo, destacou a importância do evento para o fortalecimento das políticas públicas locais. “Esse encontro foi uma oportunidade valiosa para compartilhar experiências e buscar estratégias mais eficazes para proteger e apoiar as mulheres em situação de vulnerabilidade. A troca de conhecimento entre os municípios é essencial para garantir que as políticas cheguem a quem mais precisa”, afirmou.

 

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, enfatizou o momento significativo que o Estado e o País vivem na defesa dos direitos das mulheres. Segundo ela, nunca se falou tanto sobre os direitos das mulheres e sobre a importância de fortalecer políticas públicas que garantam sua autonomia e segurança.

 

“Este evento reforçou nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Queremos que as mulheres sejam protagonistas de suas histórias, possam prosperar e o Programa Recomeço permite que elas rompam vínculos com o agressor e iniciem uma vida em um ambiente seguro”, afirmou.

 

Atualmente o Paraná tem 134 Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs), um salto de 400% em relação ao início da gestão, com 17. O Paraná também tem 224 conselhos municipais específicos para esse público.

 

Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

Comentários