Cotidiano

Eleições para conselheiros tutelares são canceladas em Reserva

A votação para a eleição de conselheiros tutelares foi cancelada em Reserva, nos Campos Gerais do Paraná, segundo a prefeitura.

 

Neste domingo ocorrem eleições em todo o Brasil para definir os conselheiros tutelares que exercerão mandatos na gestão de 2024/2027.

 

O cancelamento em Reserva ocorreu na sexta-feira (29) e o anúncio foi feito na manhã deste sábado (30) pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA).

 

Segundo o órgão, a alteração foi por conta do cancelamento do edital que abriu inscrições para o processo de escolhas dos membros.

 

Conforme a prefeitura, o cancelamento foi uma questão foi acordada com anuência da promotoria e do Ministério Público.

 

Até a última atualização desta reportagem, a administração municipal não informou sobre a possibilidade de eleição no município em outra data.

 

MP

 

O Ministério Público do Paraná, órgão responsável pela fiscalização das eleições unificadas para o Conselho Tutelar em todo o estado afirmou através de nota que recomendou ao CMDCA o cancelamento das eleições por irregularidades identificadas desde o início pleito, “que prejudicaram a publicidade e, consequentemente, violaram o caráter democrático do processo”.

 

Conforme o MP, a medida tem por objetivo garantir a transparência das eleições para o Conselho Tutelar no município e também viabilizar a ampla participação da população “para que a escolha dos novos conselheiros seja realizada de forma livre e consciente”.

 

A nota afirma ainda que a Promotoria de Justiça de Reserva recomendou com urgência para a realização do novo processo para que não haja qualquer prejuízo às crianças e adolescentes do município.

 

O MP não detalhou quais foram as irregularidades identificadas no pleito.

 

Texto e foto: reprodução/g1, com edição NH Notícias

Comentários