Cotidiano

DER/PR apresenta projetos da duplicação em concreto entre Pitanga e Guarapuava

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), promoveu uma audiência pública online sobre a obra de duplicação e restauração em concreto da PR 466 entre Pitanga, no Centro, e Guarapuava, no Centro-Sul. A audiência foi transmitida pela plataforma YouTube.

 

Além de uma nova pista em concreto, o pavimento da pista atual será restaurado utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente é restaurado e aproveitado como base para as placas do novo pavimento rígido de concreto. Com a duplicação, as pistas serão separadas por canteiro central ou barreiras de concreto New Jersey nos perímetros urbanos.

 

A audiência ocorreu na última sexta-feira (3). Ao todo, foram apresentadas as obras ao longo de um trecho de 71 quilômetros, com projetos divididos em quatro lotes, que preveem as seguintes melhorias, além da duplicação e restauração:

 

Lote 01 – De Pitanga ao acesso para Santa Maria do Oeste

 

Inclui também cerca de 1 quilômetro da PR 460 em Pitanga. No município estão previstos viadutos nos entroncamentos com a PR 239 e com a Avenida Universitária, além de pista lateral ligando os dois, com extensão de 1,8 quilômetro, e uma passarela para pedestres. Também será implantado um viaduto no entroncamento com a PR 456, acesso para Santa Maria do Oeste.

 

Lote 02 – Do acesso para Santa Maria do Oeste a Boa Ventura de São Roque

 

Prevê a implantação de cinco retornos em nível, com distância máxima de 5 quilômetros entre eles, além da duplicação da ponte sobre o Rio Carazinho.

 

Lote 03 – Do acesso para Boa Ventura de São Roque a Turvo

 

Prevê a implantação de três retornos em nível, com distância máxima de 5 quilômetros entre eles, e duplicação da ponte sobre o Rio Bonito.

 

Lote 04 – De Turvo a Palmeirinha (distrito de Guarapuava)

 

Prevê a implantação de um viaduto em Turvo e outro em Palmeirinha, além da duplicação da ponte sobre o Rio Turvo.

 

Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

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