Cotidiano

Defesa Civil do Paraná aponta 40 municípios afetados pelas fortes chuvas no Estado

A Defesa Civil do Paraná divulgou um balanço nesse domingo (08) que aponta 40 municípios afetados pelos eventos meteorológicos que atingem o Estado desde o ultimo dia 03. A estimativa é que mais de 13 mil pessoas tenham sido afetadas pelo mau tempo.

 

“Desde as primeiras informações meteorológicas vindas do Simepar e de outros organismos meteorológicos, foram adotadas medidas para alertar a população sobre as condições que chegavam ao Estado e que podiam provocar emergências e desastres”, afirmou o capitão Marcos Vidal da Silva Júnior, que integra a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

 

Alguns municípios tiveram danos extensivos, como é o caso de São Jorge d’Oeste, Paulo Frontin, Paula Freitas e Mangueirinha, atingidos no início da semana por vendavais que causaram destelhamento em diversas residências, afetaram comércio e lavouras.

 

Mais recentemente, Rio Negro, União da Vitória, Rebouças e Peabiru, por exemplo, tiveram problemas de alagamento e inundações por conta da chuva continuada e dos grandes acumulados no último dia. Cerca de 200 pessoas tiveram que deixar as suas residências em União da Vitória e 56 em Rio Negro. Ao todo, durante esses dias, mais de 740 pessoas deixaram suas residências por causa das chuvas e vendavais e 503 ainda permanecem fora de seus lares.

 

As equipes locais da Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros, realizaram as ações de atendimento à população, resgatando as pessoas em maior risco e levando para locais seguros.

 

Os alertas da população, enviados desde a segunda-feira (3), assim como a mobilização junto às redes sociais e outros canais de comunicação, auxiliaram para que a informação sobre as chuvas pudesse ser repassada. Dicas sobre ações de proteção também complementam a informação sobre os riscos e ajudam para que menos danos e prejuízos sejam causados pelas tempestades.

 

Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

Comentários