Cotidiano
Curso de Pedagogia da Fatec Ivaiporã realiza I Hub Pedagógico com formações interdisciplinares

A coordenação do curso de Pedagogia da Fatec encerrou o 2º semestre com uma iniciativa voltada ao aprofundamento teórico e prático dos acadêmicos. O I Hub Pedagógico, idealizado pela professora Fabiane Santos Eisele Zilio, reuniu especialistas de diferentes áreas e promoveu um ciclo de formações que aproximou os estudantes de debates contemporâneos sobre ensino, aprendizagem e práticas pedagógicas – além de fortalecer a preparação para o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).
A 1ª atividade foi conduzida pela professora Silvânia Amorim Cruz, que ministrou a oficina sobre Multimodalidade na Sala de Aula: contribuições à leitura crítica. A docente discutiu os múltiplos modos de linguagem presentes em materiais didáticos e mídias sociais, destacando estratégias para formar leitores atentos, críticos e capazes de interpretar informações em diferentes suportes.
Na 2ª etapa, o Hub Pedagógico recebeu a neurologista Amanda Letícia André, que abordou a palestra referente à Rotina e Conexão: desenvolvimento e aprendizagem na primeira infância. A apresentação trouxe evidências científicas sobre o funcionamento neurológico infantil e reforçou como os vínculos afetivos, a organização da rotina e os estímulos adequados influenciam o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças.
AVALIAÇÃO
A 3ª formação foi conduzida pelas assessoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Ivaiporã, Mariane Santos Mendes e Edicleia Kulkamp, que trabalharam o tema: Avaliação da Aprendizagem – o olhar pedagógico na construção dos pareceres descritivos. A ação aprofundou discussões sobre os processos avaliativos na educação básica, favorecendo o entendimento crítico sobre a produção de registros pedagógicos que valorizem o percurso formativo dos estudantes – especialmente na educação infantil.
Com as etapas concluídas, o Hub Pedagógico mostrou que a troca de experiências faz diferença na formação dos acadêmicos. As discussões aproximaram a sala de aula do que acontece na rede de ensino e abriram espaço para debates dentro do curso. Inclusive a coordenação trabalha a programação das próximas edições.
Texto e fotos: reprodução/assessoria








Comentários