Agronegócio

Cresol União dos Vales recebe comitiva de cooperativa de Crédito da Holanda

Seguindo alguns dos preceitos do cooperativismo como a intercooperação e o compromisso com a comunidade, no último dia 25 de maio a Cresol União dos Vales recebeu em sua sede administrativa, no município de Ivaiporã (PR), a visita de representantes da Oikocredit, uma instituição financeira cooperativa da Holanda.

 

Na ocasião, foi realizado um seminário pelas colaboradoras da Oikocredit, Fiorella Bianchimano e Maria Laura Florido. O encontro também contou com a participação de José Carlos Vandresen e Angela França, colaboradores da Cresol Grandes Lagos PR/SP. 

 

A agenda contou ainda com a realização de três visitas a cooperados Cresol. O objetivo era ver de perto o impacto do Cooperativismo na vida de cada um. As imagens in loco foram registradas pelo casal de fotógrafos holandeses Pauline e Wim Opmeer, acompanhados pelo colaborador da Oikocredit Fernando Ramires Dias e pelo Presidente da Cresol União dos Vales, José Paulo da Silva. 

 

AS VISITAS 

 

O primeiro cooperado que recebeu a equipe foi Silvio Roberto de Carvalho, morador da zona rural de Jardim Alegre (PR). Silvio tem 64 anos e há cinco é cooperado Cresol, ele atua na produção de café, e também com a sericultura (cultura do bicho da seda). Silvio conheceu o cooperativismo por indicação de um amigo e graças à Cresol conseguiu recursos financeiros para enfrentar um momento de grande perda na lavoura. “Eu estava em uma fase muito difícil e não tinha recursos financeiros para levantar a lavoura de café porque eu tinha passado por uma perca e fiquei sem recurso. Então pra mim ajudou muito, foi muito importante”, ressaltou. 

 

A segunda visita da equipe da Oikocredit foi na propriedade de Erasmo Passoni, sócio fundador da Cresol União dos Vales. Erasmo tem 71 anos e ao lado da esposa Fátima recepcionou a equipe para uma emocionante conversa. Atualmente Erasmo trabalha com as culturas de soja e trigo em uma propriedade no interior de Ivaiporã e já vê a sucessão familiar se formando através do neto de 15 anos. “O meu filho já está na labuta e agora meu neto também está chegando e, provavelmente, vai dar continuidade ao nosso trabalho. Isso é motivo de orgulho, ele faz o que gosta, está estudando porque é muito importante, mas espero que ele continue”, declarou. 

 

Erasmo relembra com carinho do início da história da Cooperativa e se diz muito contente e orgulhoso em ver o crescimento da Instituição. Além disso, reforçou o contentamento em ter a propriedade escolhida para receber a visita de uma comitiva internacional: “Fiquei muito contente em receber eles. Receber gente lá do estrangeiro aqui na propriedade. Quem diria o jeito que começamos e a estrutura que temos agora. Então muito bom, eu fico muito contente em ver o tanto que evoluímos”, finalizou. 

 

Os últimos cooperados visitados foram o casal Thalia Rafaela Barbosa dos Santos e Lucas de Oliveira Munhoz, proprietários de uma lanchonete. O casal que começou a empreender na pandemia se tornou cooperado da Cresol em 2020 e tomou crédito para auxiliar na melhoria do estabelecimento com compra de utensílios de cozinha e demais insumos. 

 

O presidente da Cresol União dos Vales, José Paulo da Silva, acompanhou as visitas e disse ser uma alegria mostrar a história de tantos cooperados que tiveram suas vidas impactadas positivamente. “Foi um ótimo dia de visitas, conversas e troca de experiências. A Cresol está de portas abertas para mostrar suas boas práticas”, detalhou. 

 

Constituída há mais de 50 anos e com atuação espalhada pelos continentes asiático, africano e americano, a Oikocredit tem por missão captar recursos de sócios aplicadores e investi-los em Instituições comprometidas com o desenvolvimento econômico de pessoas e suas comunidades.

 

Texto e foto: reprodução/assessoria, com edição NH Notícias

Comentários