Cotidiano

Cresol União dos Vales realiza entrega de livros arrecadados em ação do Dia C

“Aproximar livros sem leitores de leitores sem livros”, essa é a missão do Instituto Pegaí Leitura Grátis, projeto criado em 2013 que visa angariar livros através de doações, restaurações, aquisições e impressões para serem disponibilizados nas 67 estantes do projeto espalhados por 16 municípios.

 

​Este ano, o Pegaí foi o grande parceiro da Cresol União dos Vales nas ações do Dia de Cooperar, movimento onde as cooperativas de todo Brasil expressam sua força em prol de transformações sociais. Por meio da arrecadação de livros nas agências da cooperativa, cerca de 500 exemplares foram entregues na sede do projeto em Ponta Grossa (PR) na última quinta-feira (17 de agosto).

 

​O Presidente da Cresol União dos Vales, José Paulo da Silva esteve pessoalmente realizando a entrega dos livros arrecadados e destacou a importância da ação: “Esse é um momento muito rico para nós, porque estamos ajudando a aproximar livros de pessoas que gostam de ler, mas as vezes não tem acesso. Estamos muito felizes com essa parceria”, ressaltou.

 

​O idealizador e presidente do Instituto Pegaí, Idomar Augusto Cerutti destaca que é extremante importante que outras entidades, empresas e cooperativas, como é o caso da Cresol, façam movimentos como esse. “O movimento que a Cresol fez no Dia de Cooperar arrecadou mais de 500 livros, fez o nosso acervo crescer e isso faz com que mais pessoas tenham acesso ao livro. Para nós é extremamente importante e queremos agradecer o apoio de vocês”, reiterou.

 

​Idomar explica que o propósito do projeto é fazer o livro circular. “Convidamos as pessoas a doarem livros para gente. Tomamos posse desse livro com etiqueta e carimbo – para evitar que o material seja vendido -, e aí disponibilizamos esses livros em espaços públicos, nas nossas estantes, sem barreira física ou social, qualquer pessoa pode pegar o livro, levar para casa, ler no seu tempo e devolver nos pontos de coleta. Essa é a lógica”.

 

​Em 2023 o Pegaí completa 10 anos, do projeto inicial surgiram outras iniciativas. Em 2015 foi criado o Instituto Pegaí Leitura Grátis, já em 2016 o “Hospital de Livros”, onde os exemplares danificados recebidos são recuperados por restauradores treinados pelo projeto e atendidos por Instituições parceiras. E, por fim, em 2020 durante a pandemia de COVID-19 nasceu o “Alimentando Mentes”, projeto que disponibiliza livros novos junto com alimentos servidos e/ou entregues por escolas, instituições e iniciativa privada para famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

​Segundo Idomar, no mês de agosto de 2023, o Pegaí está se aproximando da marca dos 600 mil livros disponibilizados. O Presidente da Cresol União dos Vales, José Paulo da Silva reiterou a importância dessa parceria, especialmente por contemplar um dos princípios do Cooperativismo, que é o interesse pela comunidade. “Conhecer o projeto foi uma experiência muito boa, ver de perto esse trabalho só reforça a importância de ações como esta. Espero que mais municípios possam ter projetos assim. Foi uma alegria contribuir”, finalizou.

 

Texto e foto: reprodução/assessoria, com edição NH Notícias

Comentários