Agronegócio

Cooperativa cria hambúrguer de ‘carne’ de caju

Com foco no mercado vegano, a Cooperativa de Agricultores Familiares de Ribeira do Amparo, Ribeiro do Pombal e Nova Soure (Cooperprac) criou uma receita alternativa de hambúrguer feito com “carne” de caju.

 

O produto foi avaliado na última semana no Empório da Agricultura Familiar. Localizado no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, o local é voltado para a comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar na Bahia.

 

De acordo com a presidente da Cooperprac, Elienai Trindade, os produtos foram desenvolvidos por uma engenheira de alimentos. Ela avalia que a produção do hambúrguer de “carne de caju” pode incrementar a renda dos produtores associados à cooperativa.

 

“Esses produtos são oriundos da nossa cajucultura e nosso propósito é fazer com que esse sistema produtivo tenha maior valor agregado, melhore a renda do produtor e seja um modelo de negócio que possa ser replicado”, afirmou Elienai Trindade, conforme conteúdo divulgado pela equipe de comunicação do governo estadual.

 

As iguarias foram avaliadas pelo chef de cozinha Caco Marinho, responsável pela consultoria gastronômica do Empório da Agricultura Familiar da Bahia. Além do hambúrguer de “carne” de caju, a Cooperprac tem a expectativa de colocar no mercado alimentos com a fibra de caju, que é base para diversas receitas, como a geleia da fruta.

 

Com 89 cooperados, a cooperativa é apoiada pelo projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). De acordo com o governo, foram destinados investimentos de mais de R$1,5 milhão para a construção de uma unidade de beneficiamento do caju, por meio do projeto, no município de Ribeira do Pombal.

 

Texto e foto: reprodução/Canal Rural, com edição NH Notícias

Comentários