Cotidiano

Círio de Nazaré leva milhares de romeiros às ruas de Belém

O Círio de Nazaré 2022, realizado em Belém, chega ao sexto dia, neste domingo (9).

 

O dia começou com a missa na Catedral da Sé às cinco da manhã, após a celebração a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré segue rumo à Basílica de Nazaré. No percurso, a santa segue em uma espécie de carro e é puxada por uma corda de 400 metros, que é movida pela força dos romeiros em forma de devoção.

 

Durante toda romaria a população presta sua homenagem à Maria com reproduções de promessas. Imagens de carros, casas, livros de vestibulares, pequenos “anjos” e até órgãos em cera são usados para demonstrar graças alcançadas.

 

À noite, acontece a programação cultural com o “Círio Musical e Intercessão”.

 

A grande procissão desse ano, em homenagem à padroeira da Amazônia teve como tema: “Maria, Mãe e Mestra”.

 

Mais de 1 milhão e 400 mil pessoas foram às ruas de Belém na Trasladação, evento realizado no sábado (8) e que antecede a grande procissão do Círio. A romaria, que é segunda maior procissão da festividade (em relação ao público), leva a Imagem do Colégio Gentil Bittencourt até a Catedral de Belém, para a saída do Círio, neste domingo.

 

A manifestação religiosa acontece há mais de dois séculos no Pará e é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

 

Vale lembrar que no ano passado, mesmo com a pandemia e sem a procissão oficial, 400 mil devotos foram às ruas.

 

O Círio fluvial, que ocorreu na manhã do sábado (08), quando as águas do rio de Belém são percorridas com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, teve a presença do presidente Jair Bolsonaro em uma das embarcações.

 

A esposa do ex-presidente e candidato nas eleições presidenciais Lula (PT), a socióloga Rosângela Silva, a Janja, também esteve no evento durante à noite, na atividade de Trasladação.

 

Texto: reprodução/Band

Foto: reprodução

Comentários