Cotidiano

Cientistas conseguem eliminar câncer de pâncreas em testes com animais

Screenshot

Uma pesquisa conduzida por cientistas espanhóis desenvolveu uma terapia combinada de medicamentos capaz de eliminar completamente tumores pancreáticos em testes com camundongos.

 

Além de resultar na regressão total dos tumores, a estratégia também impediu o desenvolvimento de resistência ao tratamento, considerado um dos principais desafios da medicina oncológica atual.

 

O estudo foi publicado na revista PNAS em dezembro de 2025 e foi liderado por Mariano Barbacid, diretor do Grupo de Oncologia Experimental do Centro Nacional de Pesquisa Oncológica da Espanha (CNIO).

 

Os resultados mostraram que os tumores desapareceram em diferentes modelos de camundongos entre três e quatro semanas.

 

Mesmo após mais de 200 dias sem tratamento, os animais permaneceram livres da doença e não apresentaram sinais de toxicidade associados à terapia.

 

Como funciona: A terapia reúne três compostos que atuam na interrupção do crescimento das células tumorais. Um deles é direcionado ao oncogene KRAS, considerado o principal fator causador do câncer de pâncreas. Os outros dois atuam sobre as proteínas EGFR e STAT3, envolvidas em vias de sinalização essenciais para a progressão do tumor.

 

Texto e foto: reprodução/g1, com edição NH Notícias

Comentários