Política

Cerca de 8,5 milhões de eleitores devem ir às urnas no Paraná

No domingo (2), cerca de 8,5 milhões de pessoas devem ir às urnas nas 399 cidades do Paraná. Em comparação com 2020, o número de eleitores cresceu quase 4%.

 

E para registrar o voto os eleitores precisam seguir algumas regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral.

 

ROUPAS E MANIFESTAÇÕES

 

O eleitor pode votar usando roupas caracterizadas de partidos ou candidatos, mas não é permitido pedir voto. O mesmo vale para broches, adesivos e bandeiras.

 

Até o final da votação também é proibida a aglomeração de pessoas que estejam usando algum adereço de partidos ou candidatos caracterizando “boca de urna”.

 

É proibido entrar nas zonas eleitorais sem camisa ou trajando roupas de banho, como biquíni, maiô ou sunga. Mas não há nenhuma proibição quanto à bermuda e a chinelo.

 

VOTAÇÃO

 

É proibido o uso de celulares ou qualquer aparelho de fotografia ou filmagem dentro da cabine. O eleitor poderá utilizar o celular para apresentar o e-Título para o mesário e deverá deixar o aparelho na mesa receptora antes de se dirigir à cabine de votação.

 

É permitido que o eleitor leve os números dos candidatos em quem vai votar anotados em um papel.

 

É permitido pedir ajuda aos mesários, mas somente a respeito da ordem de votação e não sobre o voto.

 

O eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida pode ser auxiliado por uma pessoa de sua escolha, sendo permitido inclusive que o ajudante digite os números na urna. O auxiliar deverá se identificar perante a mesa receptora de votos.

 

O porte de armas também é proibido a menos de 100 metros da seção, mesmo que a pessoa possua porte legal. Só é permitido para as forças de segurança quando autorizados ou convocados pela autoridade eleitoral competente.

 

Texto e foto: reprodução/G1

Comentários