Agronegócio

Cerca de 18 mil vacas morrem após explosão em fazenda

Cerca de 18 mil vacas morreram e uma mulher fiou ferida no Texas, nos Estados Unidos, após uma explosão e um incêndio em uma fazenda de gado leiteiro.

 

As causas da tragédia ainda são desconhecidas, porém, a presença de metano – substância presente em puns da vaca – pode ser uma explicação. O prejuízo da família ficou em torno dos US$ 36 milhões (cerca de R$ 193,7 milhões).

 

Segundo a polícia local, a suspeita é que houve um superaquecimento de máquinas, o que causou a ignição do metano. Em entrevista ao jornal ‘KCBD’, o xerife Sal Rivera reiterou que “acredita-se que uma máquina, que suga o estrume e a água, superaqueceu e o metano inflamou e espalhou com uma explosão”.

 

O instituto Animal Welfare, explica que o metano costuma ser produzido em fazendas leiteiros e mais de meio milhão de bichos morreram em incêndios em celeiros no ano passado.

 

Desde que o levantamento começou a ser realizado, em 2013, foram registradas 6,5 milhões de vacas mortas pela vaca.

 

O metano, segundo principal gás do efeito estufa, é liberado por arroto dos ruminantes, cerca de 87% das emissões, e em pum, correspondendo a 13% do total liberados.

 

Texto e foto: reprodução/Jovem Pan, com edição NH Notícias

Comentários