Cotidiano
Campanhas na fronteira e aeroportos aplicam quase 3,5 mil doses de vacinas no Paraná

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), intensificou as estratégias de imunização extramuros e nas áreas de fronteira na última semana, alcançando um total de 3.491 doses aplicadas. As ações buscaram facilitar o acesso da população às vacinas e formar uma barreira sanitária robusta em locais de grande circulação, unindo uma campanha nos aeroportos do Estado entre os dias 19 e 21 de maio e o Dia D de vacinação na tríplice fronteira, realizado no último sábado.
Além de proteger contra a Influenza e sarampo, as equipes de saúde garantiram a atualização da caderneta com imunizantes contra febre amarela, Covid-19, hepatite B, difteria e tétano, fundamentais em regiões com intenso fluxo de viajantes internacionais.
Na tríplice fronteira, a ação resultou em 2.265 doses administradas. Em Foz do Iguaçu, as unidades básicas de saúde registraram 1.950 aplicações. No município de Guaíra, as equipes contabilizaram 315 imunizações. A estratégia atendeu tanto moradores locais quanto estrangeiros.
A mobilização nos aeroportos paranaenses, realizada em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), somou 1.226 doses aplicadas em passageiros e trabalhadores aeroportuários. O Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, liderou as aplicações com 668 doses.
No Aeroporto Regional de Maringá Silvio Name Júnior, foram 328 doses, seguido pelo Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu com 234 aplicações e o Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, com 136 doses. O Aeroporto de Cascavel também integrou a iniciativa e registrou 41 doses aplicadas.
Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias









Comentários