Cotidiano

Bombeiros seguem buscas em Guaratuba

As equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária continuam as operações de resgate na BR-376. São mais de 50 horas ininterruptas de operação.

 

Nesta madrugada houve limpeza da pista sentido norte, retirando do local aproximadamente 7.000 metros cúbicos de massa terrosa. O maquinário pesado de guincho e caminhões ainda está no local, auxiliando a garantia dos acessos às áreas de busca e resgate pelas equipes especializadas.

 

Também está em andamento o serviço de drenagem dos pontos alagados para mitigar riscos de novos desmoronamentos no local do incidente.

 

O Corpo de Bombeiros iniciou nesta quinta-feira as operações na região mais sensível da ocorrência, que é a parte em que a massa de terra deslocou alguns veículos, inclusive caindo sobre eles. A área conta com uma extensão de aproximadamente 4.500 m² e o volume de terra a ser removido tem aproximadamente 5.000 m³.

 

Os serviços agora passam pela estabilização da segurança para os trabalhos das equipes e início da fase de busca por setores nos quais serão feitas varreduras em todos os veículos e constante processo de remoção de resíduos.

 

No ponto mais sensível os bombeiros atuam com o auxílio de cães de buscas e ainda maquinário da concessionária. Esta missão é extremamente sensível e demorada, frente ao constante risco que todas as equipes estão expostas.

 

A Polícia Científica segue auxiliando os trabalhos de levantamento de possíveis desaparecidos. Agora que grande parte de massa de terra da parte superior do incidente foi removida, a estimativa de potenciais vítimas foi reduzida para menos de 30 pessoas. Este número tem como base os dados concretos que o comando do incidente possui, como a redução de veículos encontrados em relação às projeções iniciais, e pode ser alterado à medida que novas informações vão sendo coletadas.

 

Até o momento ainda não há como ser especificado com exatidão a quantidade de veículos que estão soterrados face ao elevado volume de terra, bem como não pôde ainda ser confirmado o total de vítimas no local. O número de vítimas resgatas com vida e em óbitos segue o mesmo.

 

Texto e vídeo: reprodução/AENPR

Comentários