Cotidiano
Banda Commusf de Cândido de Abreu é pentacampeã em Campeonato Paranaense de Fanfarras

A Corporação Musical Música Sem Fronteiras de Cândido de Abreu (COMMUSF), projeto mantido pela Associação Cultural São Gabriel Arcanjo, sagrou-se pentacampeã estadual no último sábado (26). A corporação participou do XXXI Campeonato Paranaense de Fanfarras e Bandas, em São Mateus do Sul. O evento contou com a participação de 37 municípios em diversas categorias técnicas.
O projeto, que hoje é mantido por uma associação sem fins lucrativos, conta com a participação de jovens candidoabreusense que são filhos da terra e um grande orgulho para toda a população, pois nos últimos anos inúmeros foram os títulos conquistados pela equipe.
Nos últimos anos a corporação vem superando diversas dificuldades, entre elas a falta de apoio do poder público, mas segundo os integrantes e toda a equipe que compõe a associação, isto não foi e nunca será um obstáculo para manter de pé este projeto que tanto orgulho tem dado à Cândido de Abreu.
O projeto que é gratuito, disponibiliza aulas de música teórica e prática, fornecendo gratuitamente os instrumentos musicais, métodos de estudo e os uniformes a todos os participantes.
A corporação que venceu seu 5º campeonato estadual, sagrou-se campeã pela primeira vez há 10 anos, quando em 2014 conquistou o título paranaense em Teixeira Soares. Em 2015 foi vice-campeã estadual e em 2016 não conseguiu chegar à competição.
Em 2017, conquistou o bicampeonato em Ivaiporã, que sediou novamente a competição estadual em 2018 e a corporação mais uma vez obteve o título, tornando-se tricampeã paranaense no ano seguinte.
Em 2019, a conquista do Tetra foi em Matinhos, onde em sequência o grupo participou do Campeonato Sul Brasileiro e garantiu vaga para o Campeonato Nacional, onde em 2019 na cidade de Guará/SP conquistou o título de vice-campeã nacional, tendo chegado naquele momento no mais alto nível de competições em um auge que conceituou Cândido de Abreu em âmbito nacional.
Em 2023, o projeto foi desligado da Prefeitura Municipal, e a partir de então com um trabalho voluntário de todos os envolvidos nesta causa, manteve-se o trabalho de mais de uma década de história, através de uma associação sem fins lucrativos.
Neste grupo estão os jovens e a continuidade do trabalho que há 12 anos honra o nome de Cândido de Abreu e realiza um verdadeiro trabalho de inclusão social e cultural no município.
A COMMUSF tem como Maestro: Erick Brito da Silva. Mór de comando: Bruno Viana. Baliza: Flávia Koziel. Membros da Diretoria da Associação: Gerson Ramos Gonçalves, Anadir Walesco, Liliane Klank, Cleia Pawlak, Marlene Fernandes, Ademar Mazzuco, Vânia Marim Mazzuco, Nery Coimbra, Lidia Filip Coimbra e conta com o apoio de todos os pais dos integrantes e amigos na comunidade.
O projeto estará nos próximos dias realizando a venda de pizzas solidárias para a arrecadação de fundos ao projeto, que agora novamente foi classificado para o Campeonato nacional de Bandas e Fanfarras, mas precisa de recursos para participar do evento.
Texto e foto: reprodução/assessoria, com edição NH Notícias








Comentários